Mais de 1 tonelada de lixo é retirada de área do Prosamim

Mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Ligação Viária Presidente Dutra, localizada entre os bairros de São Raimundo e Glória, na Zona Oeste de Manaus. A ação ocorre a partir do fortalecimento institucional firmado entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que viu a necessidade de se realizar um fortalecimento da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, para dar o devido suporte à limpeza dessas novas áreas. “Essa quantidade de lixo que foi retirada da área que abrange os bairros da Glória e São Raimundo, demonstra de fato que esse fortalecimento institucional surte efeito, pois a Semulsp retirou 1 tonelada apenas de uma via construída pelo Prosamim nas margens da Bacia do São Raimundo”, afirmou.

O coordenador afirma ainda que nessa nova fase do programa conseguiu recursos adicionais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fortalecer a Semulsp com a aquisição de equipamentos que a secretaria municipal de limpeza pública julgou necessários.

Já o titular da Semulsp, Paulo Farias, afirmou que a secretaria municipal de limpeza pública vem atuando nas obras entregues pelo Prosamim para um bom atendimento da população na utilização desses espaços públicos. “Esse tipo de trabalho faz com que a população utilize mais as áreas próximas às suas residências, ajudando o governo e o município a terem um maior cuidado na manutenção desses equipamentos urbanos”, afirmou.

O termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus surgiu com o objetivo de garantir a manutenção e a conservação adequadas dos Parques urbanos, praças, vias e residenciais construídos pelo Prosamim e tem como meta contribuir e adequar as ações de limpeza oferecidas pela secretaria municipal de limpeza dentro dos espaços entregues pelo Prosamim.

Além disso, o termo visa ainda otimizar a coleta de lixo aumentando as ações de varrição e manutenção de limpeza de vias públicas dos parques e jardins entregues pelo Governo do Estado por meio do Prosamim.

Prosamim

O Prosamim equipou a cidade com novos espaços urbanos que antes se encontravam degradados pela ocupação irregular e descarte incorreto do lixo. O programa construiu parques residenciais, praças, áreas de convívio e prática de esportes para a população.

Com informações da assessoria