Mais de 10 mil servidores e agentes públicos receberam capacitação em 2018

Foto: Divulgação/ Semad

Segundo o balanço apresentado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), cerca de 10.635 servidores e agentes públicos receberam capacitação neste ano. O número é 25,2% frente a 2017. Além disso, as parcerias com as secretarias municipais, permitiram o desenvolvimento e ampliação de programas de qualificação específicos.

Para o secretário da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera, o crescimento significativo da capacitação do servidor é resultado de uma política de gestão focada em resultados e nas pessoas. “Dentro do que versa o planejamento 2030 e as orientações do prefeito Arthur Neto, a valorização do servidor público é fundamental e esse escopo é muito bem feito pela Espi dentro dos cursos de capacitação que vem desenvolvendo”, frisa.

Em 2018, a Espi ofereceu 219 ações de capacitação, com cursos, palestras e aperfeiçoamentos em administração, planejamento, orçamento, gestão de pessoas, tecnologia da informação, atenção à saúde e ao idoso, comunicação e linguagem, gestão do trânsito e mobilidade urbana, conhecimentos jurídicos, segurança, línguas, entre outras áreas.

Segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, o órgão trabalha ampliar opções em qualificação, incluindo uma futura alteração na legislação do Programa Bolsa Universidade para oferecer aos servidores cota de vagas no próximo edital. “A meta é destinar 20% das vagas para servidores municipais”, anuncia.

A diretora-geral prevê que, por meio de uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério do Planejamento, as ofertas de cursos em educação a distância, que já capacitaram 3.013 pessoas devem ser ampliadas. “A nossa meta para 2019 é ampliar em 50% o nosso atendimento em educação a distância”, projeta.

Parcerias

As parcerias com as secretarias municipais, permitiu que programas de qualificação específicos fossem desenvolvidos e ampliados neste ano, como o Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso, em parceria com a Fundação Doutor Thomas, oferecendo cursos para os frequentadores do Parque Municipal do Idoso, além do Curso de Cuidador de Idosos (Cuidadoso) e Cuidador Comunitário. Somente este ano, foram 1.119 capacitados.

Outra parceria, ampliada este ano, permitiu a oferta de cursos para aposentados e pensionistas vinculados à Manaus Previdência, por meio do Programa Qualidade de Vida na Aposentadoria da Espi, que capacitou, somente em 2018, um total de 242 pessoas, oferecendo oficinas ocupacionais para estimular a socialização e autoestima desse público.