Mais de 13 anos depois do anúncio da obra, Ponte do Pêra em Coari entra em sua fase final de construção

Ponte Pêra capa 2

Ponte Pêra 7 bApós 13 anos do primeiro anúncio de sua construção e, nesse período, nem sei quantos lançamentos de pedras fundamentais para marcar o início da obra, só agora a Ponte do Pêra, no município de Coari, vai se tornando realidade. O prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, acompanhou na tarde de sábado, 12, a colocação das primeiras vigas da Ponte do Pêra. A obra, que é executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), conta com o apoio logístico da Prefeitura de Coari e deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano.

Com o término dos serviços de implantação das fundações, dos pilares e das vigas de travamento concluídas, a construtora responsável pela execução da obra, a MCW Construções, Comércio e Terraplanagem, aguardava há quase dois meses o nível do Rio Solimões subir para que a balsa pudesse chegar com o guindaste ao lado da superestrutura e iniciar a colocação das 20 vigas de aço encima dos pilares. Cada uma das vigas pesa 10 toneladas.

Com investimento da ordem de R$ 13.908.389,56 e construída em estrutura mista de concreto e metal, quando concluída, a Ponte do Pêra ligará o bairro Chagas Aguiar aos bairros Pêra 1, 2, 3 e 4.

A ponte terá 122 metros de extensão, 12 metros de largura, com duas faixas para circulação de veículos e duas faixas laterais destinadas à circulação de pedestres.

CONTRAPARTIDA 

A contrapartida da Prefeitura de Coari na obra de construção da Ponte do Pêra, se dá por meio de apoio logístico, com a cessão de máquinas da Secretaria Municipal de Obras para ajudar nos serviços de terraplanagem, no local da obra.

Ponte Pêra 8