Mais de 20 mil famílias que não se inscreveram no CadÚnico podem ficar sem benefício de Prestação Continuada

Os beneficiários do programa Benefício de Prestação Contiada (BPC) tem até o próximo dia 29 deste mês para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) para não terem o benefício bloqueado.
Das 52.446 mil famílias que recebem o BPC em Manaus apenas 31.016 estão inscritos no CadÚnico e 21.430 ainda precisam se inscrever. Os dados são do Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (SNAS/BPC).
De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o BPC garante um salário um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovadamente não tenha condições de manter a própria vida e nem familiares que o façam.

Inscrição e Atualização
Para efetivar o cadastro, o Responsável Familiar deve ser maior de 16 anos, residir com o beneficiário e procurar o Cras mais perto de sua casa. O endereço pode ser acessado pelo link: http://semmasdh.manaus.am.gov.br/wp-contentuploads201103cras-area-abrangencia-xlsx/.

Também é possível se cadastrar na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com avenida Ferreira Pena, s/nº, Centro, além da Subcentral do CadÚnico, no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. O atendimento em todos os equipamentos socioassistenciais do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Documentação
Para a realização do cadastro ou atualização são necessários os documentos do responsável e de todos que moram na residência: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

Importante destacar que o número de CPF de todos os membros familiares deve ser registrado no CadÚnico para permitir a identificação do beneficiário e de sua família no momento da avaliação do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).