Anúncio Advertisement

Mais de 20 mil famílias que não se inscreveram no CadÚnico podem ficar sem benefício de Prestação Continuada

Os beneficiários do programa Benefício de Prestação Contiada (BPC) tem até o próximo dia 29 deste mês para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) para não terem o benefício bloqueado.
Das 52.446 mil famílias que recebem o BPC em Manaus apenas 31.016 estão inscritos no CadÚnico e 21.430 ainda precisam se inscrever. Os dados são do Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (SNAS/BPC).
De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o BPC garante um salário um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovadamente não tenha condições de manter a própria vida e nem familiares que o façam.

Inscrição e Atualização
Para efetivar o cadastro, o Responsável Familiar deve ser maior de 16 anos, residir com o beneficiário e procurar o Cras mais perto de sua casa. O endereço pode ser acessado pelo link: http://semmasdh.manaus.am.gov.br/wp-contentuploads201103cras-area-abrangencia-xlsx/.

Também é possível se cadastrar na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com avenida Ferreira Pena, s/nº, Centro, além da Subcentral do CadÚnico, no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. O atendimento em todos os equipamentos socioassistenciais do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Documentação
Para a realização do cadastro ou atualização são necessários os documentos do responsável e de todos que moram na residência: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

Importante destacar que o número de CPF de todos os membros familiares deve ser registrado no CadÚnico para permitir a identificação do beneficiário e de sua família no momento da avaliação do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).