Mais de 450 mil pessoas serão beneficiadas com novos reservatórios de água em Manaus

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Cinco novos reservatórios de água vão entrar em funcionamento ainda este ano, aumentando em 20 milhões de litros a capacidade de reserva de água da capital, beneficiando diretamente mais de 450 mil pessoas, em toda a cidade. A informação foi dada, nessa sexta-feira (8), pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao acompanhar a finalização de uma das obras, realizada pela empresa Águas de Manaus.

As primeiras unidades vão ser entregues ainda em março, a exemplo do reservatório construído na rua Dom Pedro I, Compensa, zona Oeste, com capacidade para 5 milhões de litros e que já está pronto para entrar em ação. No local, também existe outro reservatório com capacidade para 7 milhões de litros.

“Quando recebi a prefeitura, em 2013, o abastecimento de água era uma das principais pautas da cidade. Logo, entrei em acordo com o governador de então, Omar Aziz, ativamos o Proama e levamos água para mais de 560 mil pessoas das zonas Norte e Leste”, lembrou o prefeito, advertindo que não se pode dormir sobre os louros de qualquer conquista e, por isso, a necessidade de se manter o investimento firme para ampliar a rede e manter a regularidade dos serviços de abastecimento para a população, com água de qualidade.

“A empresa concessionária, que foi muito bem escolhida, está cumprindo com o seu dever. Nós temos o compromisso de ter a ampliação do abastecimento de água nessa capital, que é a que mais cresce, além de melhorar a qualidade de água, preservando a saúde das pessoas”, afirmou.

O reservatório do bairro Compensa terá capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, que é captada e tratada na Ponta do Ismael. A previsão é que ele entre em funcionamento no fim do mês de março, beneficiando quase 100 mil moradores na região. Além da Compensa, a Águas de Manaus está erguendo novos reservatórios nos bairros Jorge Teixeira (zona Leste), Cidade Nova (zona Norte), Cidade de Deus (zona Norte) e Colônia Santo Antônio (zona Norte).

Estágio avançado

Com capacidade de guardar 7,5 milhões de litros, o reservatório do Jorge Teixeira, na rua Alecrim com rua 5, passa por ajustes no sistema hidráulico e pintura e deve ser o primeiro a entrar em funcionamento. A unidade do Cidade Nova, na avenida Noel Nutels, que poderá armazenar até 7 milhões de litros de água, completa o grupo que será concluído pela concessionária até o fim de março. A Águas de Manaus trabalha para entregar os reservatórios do Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio ainda no primeiro semestre