480 atletas participam do Torneio da Amizade de Atletismo Master

FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

O final de semana na Vila Olímpica de Manaus reuniu 480 atletas com a realização de provas da modalidade na Pista de Atletismo. O torneio, que teve a presença de atletas de Manacapuru, dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa, e Roraima, também contou com a participação de outros de países como Uruguai, Paraguai e Argentina. A competição aconteceu na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve provas no naipe masculino e feminino de 100, 200, 400, 800 e 5000 metros rasos, lançamento de martelo e dardo, salto em distância, arremesso de peso, 3000 metros rasos com obstáculos e revezamento 4x100m.

Acompanhando de perto as realizações esportivas no Estado, o titular da Sejel, Manoel Almeida, destacou a importância de incentivar a prática esportiva para pessoas da terceira idade. “Nesses dois dias, foi possível juntar atletas de 20 a 80 anos de idade, o que mantém a saúde e vitalidade dos participantes, a partir das atividades que praticam diariamente. Reunimos em um só lugar inscritos de outros estados e países. É uma satisfação muito grande da nossa secretaria poder incentivar o esporte”, disse Manoel Almeida.

Segundo Rute Velnecker, que é a organizadora do torneio, a competição é um resgate de atletas master. “Temos atletas que já foram campeões e que estavam sem realizar atividades e trazê-los para a pista é muita satisfação. A presença deles serve de incentivo para os atletas pré-master a não se desvincular do atletismo”, destacou Rute.

O atleta de 72 anos, Roberto Loyo, foi campeão no lançamento de martelo, onde alcançou 9,31m. Ele afirma que se inspira a cada competição. “Conquistar mais esse título é ótimo para mim. Cada vez que eu participo de uma competição, ânimo ainda mais, mas sempre com o objetivo de me manter em forma e cuidar da saúde, que é o mais importante disso. Quanto mais prática de esporte, mais saúde teremos”, enfatizou Roberto.