Mais de dois mil julgamentos foram realizados virtualmente pelo TCE durante quarentena

blank

Foto: Divulgação

Mais de dois mil processos foram julgados pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no Plenário Virtual, durante o  isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. A transmissão foi ao vivo, pelo Youtube e demais redes sociais do órgão.

“Estamos inseridos em um contexto tecnológico muito forte e utilizamos isto a nosso favor para fiscalizar as contas públicas. A partir de todas as inovações realizadas nesse momento de pandemia – criação do Plenário Virtual, virtualização de todos os processos e etc – o Tribunal de Contas será conhecido como um TCE cibernético, moderno e contemporâneo. Inclusive, hoje já existe um projeto para tornar as sessões virtuais regulares na Corte de Contas”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Plenário virtual

O Plenário Virtual foi criado em abril deste ano. Desde então, foram realizadas 22 sessões ordinárias totalmente virtuais, sendo 16 do Tribunal Pleno, três da 1ª Câmara e outras três da 2ª Câmara, todas com a possibilidade de sustentação oral de advogados garantindo, assim, o contraditório e a ampla defesa.

As sessões totalizaram 2.105 processos julgados, entre prestações de contas de gestores e ex-gestores do Amazonas, representações, tomadas de contas, análise de aposentadorias, contratações, consultas públicas e recursos.
(*) Com informações da assessoria