Mais de uma tonelada de alimentos é apreendida em frigorífico clandestino

Fotos: Divulgação/Visa Manaus/Semsa

Um frigorífico clandestino localizado no bairro Amazonino Mendes, na zona Norte, foi interditado e mais de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida no local e inutilizada, nessa sexta-feira (14) pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus).

Foram encontrados no local carne bovina, hambúrguer, carne de pato, queijo, tempero, maionese, catchup e mostarda, imprestáveis para alimentação. Os produtos estavam armazenados de maneira imprópria, em temperatura inadequada, fora do prazo de validade e com sinais evidentes de deterioração.

A estrutura do local também era precária e não oferecia nenhuma condição de higiene para o armazenamento de produtos alimentícios. Pela gravidade das irregularidades, que ferem o Código Sanitário municipal e a legislação nacional vigente, o estabelecimento pode ser multado em até 400 UFM (Unidade Fiscal do Município), o que corresponde a aproximadamente R$ 40 mil.

De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, os fiscais do órgão foram até o frigorífico, na quinta-feira (13), apurar uma denúncia feita pela Polícia Militar, que já havia sido chamada ao local para verificar a suspeita de desvio de energia elétrica.

“As irregularidades encontradas eram muito graves, por isso todo o estoque do frigorífico, que atuava clandestinamente, foi apreendido de imediato”, disse a diretora ao informar que a inutilização dos alimentos foi feita nesta sexta-feira.

A Visa Manaus orienta que, diante de qualquer suspeita de armazenamento ou venda de alimentos impróprios, a população entre em contato com a Ouvidoria da Visa Manaus (0800 092 0123).