Mais dois municípios terão forças federais para eleições deste ano

A Justiça Eleitoral no Amazonas deferiu, nessa segunda-feira (27), mais dois pedidos de tropas federais para as eleições deste ano no interior do Estado. Os beneficiados serão os municípios de Barcelos (401 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (269 quilômetros de Manaus). (Veja as decisões no fim da matéria)

As decisões foram assinadas pelo juiz Marco Antonio Pinto da Costa. Na decisão, o juiz informou que o deferimento acompanha um estudo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e os comandos das forças de segurança no Estado no qual estabeleceram-se parâmetros e quantitativos para a alocação dos efetivos nos municípios.

“Ficou determinado o emprego de tropa federal do Exército e da Polícia Militar, durante o período eleitoral”, disse o juiz nas decisões referentes aos dois municípios.

Na última semana, o TRE-AM já tinha deferido o pedido de forças federais para as
eleições deste ano para o município de Fonte Boa (676 quilômetros de Manaus) por falta de policiais militares. Segundo o relator da decisão, juiz substituto Bartolomeu Ferreira de Azevedo Júnior, a autorização foi deferida por conta do número “reduzidíssimo contingente da polícia militar, insuficiente sequer para atender a sede do Município e inexistente nas zonas rurais”. (Leia: TRE acata pedido de força federal nas eleições estaduais em Fonte Boa por falta de Polícia)

Nesta segunda-feira, a Justiça Federal negou o pedido de forças federais para o município de Novo Aripuanã (1.374 quilômetros de Manaus) porque, segundo o juiz Marco Antonio Pinto da Costa, “não são apontados fatos ou circunstâncias que justifique o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais nas eleições”.

Decisão força federal para Barcelos

Decisão força federal para Itacoatiara

Decisão força federal para Novo Aripuanã