Anúncio Advertisement

Mais quatro igarapés da cidade recebem serviços de retirada de lixos

A Prefeitura de Manaus informou que está realizando, nesta segunda-feira (25), o serviço de limpeza em quatro importantes igarapés da cidade. Com o foco em evitar enchentes, a ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reúne mais de 100 trabalhadores. A orla da Manaus Moderna, na zona Sul, movimentada por embarcações e feiras, é o principal local onde os serviços estão acontecendo.

Outras ações percorrem os rios que cortam o Prosamim da Cachoeirinha (zona Sul), o Bairro da União (zona Centro-Sul) e Avenida Autaz Mirim (São José, zona Leste). Este ano, a limpeza de igarapés já retirou lixo de uma extensão maior que 200 km de rios, com mais de 3,5 mil toneladas recolhidas.

De acordo com o secretário da Semulsp, Paulo Farias, A Manaus Moderna é uma das regiões que possuem equipes fixas de limpeza, em toda a sua extensão, devido à grande movimentação diária do local.

“Além de ser uma região importante do Centro da cidade, o prefeito Arthur Virgílio Neto entende que, também, trata-se de uma importante porta de entrada da cidade, devendo, assim, estar sempre em manutenção”, observou o secretário.

Ele reforçou que a limpeza dos igarapés não é apenas uma questão estética, mas, trata-se de uma questão sanitária, de qualidade de vida. Por isso, segundo ele, há tanta atenção para esse trabalho. “É importante frisar que esse é um trabalho diário e mesmo assim os números ainda são altos, o que é bastante ruim para a cidade”, lembrou o secretário.

O serviço envolve limpeza dos canais, capinação das encostas, remoção mecanizada, manipulação de retroescavadeiras hidráulicas, balsas e botes de apoio. Paralelamente a essa operação, ainda há o trabalho das equipes de conscientização e varrição da cidade, que complementam o serviço.

Por dia, aproximadamente 22 toneladas de lixo estão sendo retiradas dos rios da cidade pelas equipes da Semulsp. O custo médio neste serviço alcançou R$ 1.011.362,81 por mês.

Fotos: Divulgação / Semulsp