Manaus é considerada a 37ª cidade mais violenta do mundo, aponta estudo

O estudo é da empresa alemã Statista

Foto: Netto Silva

Um estudo da empresa alemã Statista, especializada em dados de mercados e consumidores, apontou que Manaus entra no ranking das cidades mais perigosas do mundo em 2022, considerando o índice de taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes.

Os dados consideram o Conselho Cidadão para Segurança Pública e a Justiça Penal do México, que é considerada uma das principais referências internacionais no que se refere ao acompanhamento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Atualmente Manaus conta com 40 homicídios por cada 100 mil habitantes e ficou em 37º no ranking das 100 cidades mais violentas do mundo. O alto número de violência presente em toda América Latina tem como causa o tráfico de drogas, tráfico de armas e guerras de facções e gangues.

Um dado que confirmou a violência foi revelado pela Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que mostrou um aumento de 16,25% no número de homicídios em Manaus. Em abril deste ano, foram 93 casos registrados. Já em 2021, foram 80. Somente neste ano foram registrados em apenas 4 meses 302 homicídios, enquanto em 2021 foram 289.

Além disso, recentemente o Amazonas virou o estado de maior taxa de mortes violentas do Brasil em 2021, com um aumento de 54% no número de assassinatos, somando 36,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Os números foram revelados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Confira o ranking: