Manaus ganha estação intermunicipal de táxi

Foto: Lucas Silva

Com intuito de facilitar a mobilidade entre os municípios da Região Metropolitana de Manaus, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou, nessa segunda-feira (3), a primeira Estação Intermunicipal de Táx. A estação fica na avenida Coronel Cyrilo Neves, no acesso à Ponte Jornalista Phelippe Daou, a Ponte Rio Negro, na zona Oeste. A estrutura tem quatro baias, devidamente sinalizadas, e vai ordenar o uso da área pelos taxistas que, até então, não possuíam um ponto rotativo definido.

“Com uma obra muito simples e com poucos recursos estamos atendendo uma necessidade tanto dos taxistas quanto dos passageiros que, agora, contam com um ponto específico para buscar o táxi com destino ao seu município”, disse o prefeito, que durante a liberação das baias determinou, ainda, a construção de uma cobertura no local, para dar mais conformo a passageiros e taxistas.

“Essa é uma ação feita de maneira harmoniosa entre a Prefeitura de Manaus e as cooperativas de táxi que atuam nesses municípios, após várias reuniões onde todas as medidas foram discutidas”, afirmou o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Franklildes Ribeiro.

O espaço é utilizado por taxistas permissionários da capital e dos municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, funcionando das 4h às 20h, todos os dias da semana. As quatro baias para táxis da estação são identificadas com os nomes dos municípios correspondentes.

A implantação da estação foi feita pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e o ordenamento do funcionamento foi discutido, previamente, em reuniões realizadas entre representantes dos permissionários de táxis de outros municípios, organizados em associações, Sindicato dos Taxistas de Manaus e técnicos da SMTU.