Manaus ganha iluminação de LED em faixas de pedestres

Fotos: Lucas Silva / Semcom

Após a primeira experiência com iluminação a LED na avenida Torquato Tapajós, em frente à comunidade Parque São Pedro, zona Norte, a Prefeitura de Manaus se prepara para ampliar o projeto-piloto para travessia de pedestres com esse tipo iluminação. A próxima via a receber a ação será a Cosme Ferreira, no Coroado, zona Leste, em frente ao estádio Carlos Zamith. O projeto tem a proposta de garantir mais segurança aos pedestres durante a travessia das ruas.

“A segurança no trânsito é uma tônica constante da nossa gestão e que envolve várias secretarias em ações como essa. Identificamos pontos de travessia para pedestres que necessitam desse reforço na iluminação e vamos entrar com o LED, para que tornem mais seguros aos pedestres e visíveis aos condutores”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e o Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans), irá implantar a faixa com iluminação nas principais vias da cidade onde há maior circulação de veículos e pedestres.

A secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, informa que o projeto também envolve a equipe técnica da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia). Segundo ela, a faixa de pedestre iluminada permitirá maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento correto da travessia, evidenciando a presença dos mesmos aos motoristas durante a passagem.

“Vai chamar a atenção do motorista, permitindo que ele veja o pedestre durante a travessia. A iluminação na faixa vai garantir, ainda, maior claridade da pista, principalmente, no período noturno, onde a visibilidade do condutor fica comprometida”, garante.

A proposta já funciona com êxito em algumas vias das cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).