Manaus previdência ganha novos indicadores em tempo real

Business Intelligence (BI) da Prefeitura de Manaus

A Manaus Previdência acrescentou novos indicadores ao Business Intelligence (BI) da Prefeitura de Manaus. Já estão disponíveis para consulta dos gestores da instituição, em tempo real, a folha previdenciária e os indicadores da concessão de benefícios (incluindo os beneficiários por órgão de origem) e atendimento. Esses dashboards (painéis) vêm se juntar aos quatro indicadores já disponíveis no sistema: despesas administrativas, execução orçamentária e as folhas de pagamento de benefícios e da área administrativa.

Apesar do avanço nas informações, o diretor-presidente da previdência municipal, Silvino Vieira, adianta que a criação dos dashboards não parou. “Estamos discutindo outros indicadores a serem apurados pelo BI”, diz Vieira. “Temos em mente, por exemplo, iniciarmos o acompanhamento da execução orçamentária e financeira de forma mais detalhada. Buscar tudo que variou no período conta a conta, despesa a despesa, e o BI facilita essa apuração”.

Antes do BI, lembra Vieira, esse acompanhamento era feito por outros programas, ficando restrito aos setores correspondentes. “O Business Intelligence socializou os resultados em tempo real, permitindo tomada de decisões e correções de rumos, se necessário. A ferramenta tornou a administração da previdência municipal ainda mais célere e eficiente”.

A atualização dos dados previdenciário no sistema foi apresentada pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação (Stin), à direção da autarquia, incluindo a Diretoria Previdenciária (Diprev), a Assessoria Técnica (Astec) e as gerências Previdenciária e de Administração e Finanças (Geprev e Gerafi, respectivamente). A exposição foi a cargo do analista previdenciário José Augusto Vieira Neto, com a supervisão do coordenador do Stin, César Braz.

“Esses indicadores são alimentados a partir dos nossos sistemas internos, de forma automática e incremental (acumulativa), possibilitando que a informação seja apresentada de forma atualizada e sumarizada, para assim, subsidiar os gestores de área nas suas tomadas de decisões diárias”, destacou José Augusto.

Modernidade

O BI foi lançado pela Prefeitura de Manaus em dezembro de 2014, dentro de um pacote de modernidade lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, visando tornar a máquina municipal ainda mais eficiente. A alimentação dos dados acontece de forma automática, por meio de cruzamentos de informações e dados de demais sistemas como o da Administração Financeira Integrada Municipal (Afim), Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e de Gestão de Regimes Próprios de previdência social (Sisprev), entre outros.

Fotos: Divulgação / Manaus Previdência