Manaus recebe programação na Semana do Turismo 2019

Nos dias 23 e 30 de setembro acontece a Semana do Turismo 2019, com minicursos, workshops, palestras, turismo pedagógico e apresentação de corais integram. Realizada pela Prefeitura de Manaus, a programação é gratuita e celebra o Dia Mundial do Turismo e o Dia Municipal do Turismólogo, comemorados oficialmente no dia 27 de setembro.

A programação também conta com o apoio das Instituições de Ensino Superior (IES): Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Centro Universitário Fametro e Universidade Nilton Lins.

Este ano, as atividades acontecem em diversos locais da cidade, como o Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Esat/UEA, Teatro da Instalação, Amazonas Shopping e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Inscrições

Para participar dos minicursos e do Workshop de Turismo, as inscrições devem ser realizadas a partir do e-mail manauscult.inscricao@gmail.com, conforme o limite de vagas disponibilizadas para cada atividade. Os participantes devem enviar seu nome completo, curso pretendido, instituição de ensino, telefone e e-mail para contato.

Haverá entrega de certificado para os profissionais, operadores e estudantes do segmento que participarem dos eventos. Já no caso de atividades como o Encontro de Inovação e Empreendedorismo e espetáculos, não é necessário fazer inscrição prévia.

Workshop

Iniciando as atividades da Semana do Turismo 2019, no dia (23), a partir das 13h, acontece o 13° Workshop de Turismo, com o tema “Turismo, Investimento, Tecnologia 4.0”, trazendo como pauta assuntos “Empreendimentos de sucesso no segmento do turismo: Paradise Turismo e Kilomania Restaurante”, “Atuação da Suframa no apoio às atividades turísticas na Amazônia” e “Impactos da indústria 4.0 e seus reflexos para o turismo”. O encontro contará, ainda, com uma palestra de Desenvolvimento Humano, com o tema “Poder e alta performance”.

São 250 vagas disponíveis para participar do workshop, que acontecerá no Auditório Belarmino Lins, na Aleam, situada na avenida Mário Ypiranga, 3.950, Flores.

Empreendedorismo

Já na terça-feira, (24), das 14h às 17h, na Esat/UEA, situada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14, acontece o 5° Encontro de Inovação e Empreendedorismo, com temas como “Perfil empreendedor dos alunos de Turismo”; “Economia criativa no Turismo” e “O processo da museologia no viés da economia criativa”. Em seguida, das 18h às 21h, acontecem as atividades de “Empreendedorismo Comunitário – FAS” e “Linhas de Crédito no Turismo – SEBRAE”, no mesmo local. Para o encontro, não é necessário se inscrever.

Minicursos

Ainda na Esat/UEA, serão realizados na quarta-feira, (25), os minicursos da Semana do Turismo 2019, com os temas: “Perspectivas socioeducativas para museus no século XXI”, das 14h às 15h; “Turismo, literatura e arte na construção de espaços turísticos”, das 15h15 às 16h15; e “Elaboração de projetos para captação de recursos”, das 16h30 às 17h30.

São 40 vagas disponíveis para cada minicurso, e as inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail.

Turismo pedagógico e corais

Já na quinta-feira, (26), será a vez da ação de Turismo Pedagógico, com alunos da escola municipal Ambientalista Chico Mendes, da Comunidade 23 de Setembro, zona rural de Manaus, que farão um roteiro turístico a bordo do Amazonbus, com encerramento da visita no Museu da Cidade de Manaus.

Na sequência, às 20h, o Teatro da Instalação, situado na rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, será palco da apresentação de corais do Festival Amazonas de Corais (Famcor), com entrada gratuita.

Comemoração

Na sexta-feira, (27), comemora-se o Dia Mundial do Turismo, o Dia Municipal do Turismólogo e o Dia Nacional do Bacharel de Turismo, e, em alusão à data, a entrada nos espaços turísticos de Manaus será gratuita. Estarão com entrada liberada, das 9h às 17h, o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), Teatro Amazonas, Museu do Índio e Bosque da Ciência.

Integrando também a programação alusiva da sexta-feira, 27/9, o Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC), realizará, a partir das 18h, no Teatro Amazonas, a apresentação do espetáculo musical “Julieu e Romieta”, estrelado pelos cantores Lorenzo Fortes e Raylla Araújo.

Finalmente, às 19h, o Teatro da Instalação sediará mais uma apresentação de corais do Festival Amazonas de Corais (Famcor).

Encerramento

No sábado, (28), a apresentação de corais do Famcor encerra as atividades técnicas da Semana do Turismo 2019, às 11h, na Praça Central do Amazonas Shopping, situado na avenida Djalma Batista, 482, Parque 10.

Já o encerramento oficial da programação acontece na segunda, 30/9, às 10h, com reunião solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em que haverá a diplomação de personalidades do Turismo na cidade de Manaus.

A programação completa da Semana do Turismo pode ser conferida na íntegra também no portal Viva Manaus, pelo link vivamanaus.com/semanadoturismo2019.

Com informações da assessoria da Semcom.