Manaus registra os dois primeiros casos de flurona, dupla infecção por Covid-19 e Influenza

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM)

O boletim acrescenta ainda que 613 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas – Foto: Divulgação FVS-AM

Os dois primeiros registros de flurona, como é denominada a coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2), foram confirmados nesta quinta-feira (6), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O primeiro caso é de uma mulher, de 25 anos, residente em Manacapuru. O segundo caso é de outra mulher, de 24 anos, residente em Manaus. As duas apresentaram sintomas leves e estão com o esquema vacinal completo, com as duas doses de vacina contra a Covid-19. Ambas são procedentes de São Paulo e recebem acompanhamento.

O titular da SES-AM, Anoar Samad, destaca que os casos de coinfecção já foram confirmados em outros Estados do Brasil.

“É importante ressaltar que essa coinfecção não se trata de um novo vírus, mutação ou uma junção dos dois patógenos. É apenas o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, afirma.

As pacientes estão sendo monitoradas pelas vigilâncias epidemiológicas municipais, que recomendaram o isolamento por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da doença.

(*) Com informações da assessoria