Manaus registrou média de 10 acidentes de trânsito por dia, num total de 1.930 no primeiro semestre

Vítimas fatais chegam a 132, nos seis primeiros meses do ano

acidente avenida das torres

Foto: Reprodução

Apenas no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 1.930 acidentes de trânsito na cidade de Manaus. Desse total, 1.135 ocorrências foram envolvendo danos materiais. E, do primeiro dia deste ano, até 19 de julho foram registrados 132 acidentes com vítimas fatais. As mortes ocorridas depois do mês e julho inda não foram contabilizadas, segundo os dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

De acordo com Haniery Mendonça, especialista em trânsito, o alto número de acidentes registrados na capital amazonense é resultado da imprudência dos motoristas que não respeitam a legislação de trânsito, somado à falta de fiscalização dos órgãos competentes responsáveis pela verificação dos condutores.

“O que explica esse número tão elevado é a falta de atenção dos condutores. O motorista vai para o curso de formação, mas o interesse dele é só adquirir a carteira de habilitação e não aprende como conduzir o veículo de forma correta. Aliado a isso, tem o baixo efetivo no quadro de servidores dos órgãos de fiscalização, o que acaba acarretando essas estatísticas”, explica o especialista.

Ainda de acordo com o especialista, as principais causas que acabam gerando acidentes é dirigir com velocidade acima do permitido, ultrapassagem em locais proibidos, despeito das leis e principalmente a condução de veículos por motoristas embriagados.

Haniery Mendonça, o número de vítimas fatais decorrente de acidentes de trânsito na cidade de Manaus pode ser explicado pelo fato de motoristas assumirem o volante após ingerir bebidas alcoólicas e conduzir seus veículos sem temer as consequências.

Casos

Como noticiado pelo Radar, um grave acidente de trânsito ocorreu no dia 1 de agosto deste ano, envolvendo dois carros, na avenida das Flores. O caso aconteceu depois que o motorista de um carro da marca Ford Ka perdeu o controle da direção, bateu no meio-fio e capotou três vezes, colidindo de frente com outro carro modelo Siena conduzido por uma motorista.

Devido ao impacto da batida, o motorista foi arremessado para fora do carro e o outro motorista e passageiros ficaram presos entre as ferragens dos veículos. Todos foram levados para Hospitais e Prontos Socorros da cidade. O motorista do carro Ford KA, identificado como Edmilson Borges da Silva, de 20 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital João Lucio, localizado na zona leste de Manaus.