Anúncio Advertisement

Manaus sedia 2ª edição do Seminário de Capoeira

Foto: Michael Dantas/SEC

O Centro Cultural Palácio da Justiça receberá, neste sábado (22), o 2º Seminário de Capoeira, com o tema “Capoeira nas Escolas”. O evento, que é uma realização do Fórum Permanente de Capoeira do Amazonas (Forpcam), terá início às 14h, com acesso gratuito.

O objetivo do evento é dialogar e colocar o tema em pauta. “Queremos conversar mais sobre cultura popular e estamos convidando jovens e universitários, atuantes no movimento popular”, explica Cristiano Correa.

O seminário tem uma programação voltada para cultura popular sobre a matriz africana, a capoeira nas escolas e suas lideranças. Serão realizadas palestras, rodas de conversas, oficinas e até uma premiação para as personalidades que foram destaques em 2018.

Ao final do seminário, os responsáveis, juntamente com os participantes, pretendem escrever uma carta que será entregue ao futuro governador e na qual será solicitado o apoio, não só para a capoeira, mas para todo o movimento negro.

De acordo com Cristiano, ampliar os currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica é a meta. “Temos lutado muito pela capoeira no Amazonas. Nesse ano, já conquistamos o dia da capoeira (dia 10 de julho), além das leis municipais e estaduais. O próximo desafio é conseguir inserir a capoeira nas escolas, tendo mais apoio na educação, principalmente através da Lei 10.639/2003. Por isso, estamos realizando o seminário para chamar a atenção dos parlamentares sobre o cumprimento dessa lei”, pontua.

Programação

A partir das 14h, o seminário iniciará com a apresentação dos coordenadores da Forpcam. Em seguida, serão iniciadas as rodas de conversas com os temas “Capoeira como Cultura Popular”, “Capoeira e seus benefícios no desenvolvimento” e “Capoeira e religiosidade”.

Às 15h30, o seminário contará com oficinas de tambor de crioula, turbante e atabaque. Às 17h serão entregues os certificados e logo após haverá samba de roda e roda de capoeira.

Às 19h iniciará a premiação “Os Melhores do Ano”, que consiste no reconhecimento de Honra ao Mérito para as pessoas que se destacaram no movimento social e popular em 2018.