Manaus tem mais de 39 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Dados foram divulgados pela SEMSA nesta quinta-feira (26)

vacina covid-19 manaus

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a tarde desta quinta-feira (26) já são 39.489 manauaras que não retornaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19, portanto, estão com a imunização atrasada. A assessoria do órgão ressalta que o número é referente aos que já passaram dos intervalos para tomar a segunda dose, não incluídas as pessoas que ainda estão dentro do prazo.

Em apenas três dias, o número de faltosos aos postos deu um salto para mais de três mil pessoas. Na segunda-feira (23), a secretaria havia confirmado cerca de 35 mil manauaras que estavam fora do prazo para receber o imunizante. A titular da Semsa, Shádia Fraxe, fez um apelo à população para que busque completar o ciclo vacinal e quem passar do prazo preconizado, também deve ir ao posto.

“Esta é a orientação do Ministério da Saúde e estamos preparados para receber todos os que tomaram a primeira dose e já estão no período da segunda”, salienta Shádia.

Do total de pessoas que passaram do prazo e ainda não tomaram a segunda dose, há 14.259 pessoas que passaram dos 28 dias da CoronaVac; 21.354 ultrapassaram os 84 dias da AstraZeneca e 3.876 da Pfizer.

A Semsa ressalta a importância da segunda dose para a eficácia do imunizante e a proteção contra a doença. Para aqueles que ainda estão em falta, basta acessar o Imuniza Manaus. Os documentos necessários para vacinação é RG, CPF e o cartão de vacina.