Manaus tem um encontro marcado com a sua história na reabertura da Praça da Matriz

O local onde o tempo é a marca maior de um dos símbolos mais importantes e históricos da cidade será reinaugurado. A Praça XV de novembro, a saudosa Praça da Matriz, um local que liga dois tempos da vida de Manaus, o antigo e o novo, vai ser reaberta no próximo dia 15 deste mês.

Marco histórico da cidade, o Relógio Municipal começou a receber suas peças originais, que foram totalmente restauradas, e em alguns dias voltará a funcionar, fazendo pulsar ainda mais forte o amor e o orgulho dos manauaras.

Para certificar-se de que tudo segue dentro do cronograma de reinauguração, o prefeito em exercício Marcos Rotta visitou as obras da praça e acompanhou a montagem do Relógio na manhã desta terça-feira (7).

“Agora o momento é para pensar no futuro que teremos com essa belíssima obra que vamos entregar ao lado do prefeito Arthur. Também daremos nossa colaboração, realizando o recapeamento asfáltico de todo o entorno da Matriz”, disse.

Responsável pela montagem do Relógio Municipal, Fausto Sahdo, herdeiro e atual permissionário, explica o minucioso trabalho que começou a ser realizado no início desta semana. “É como fazer uma cirurgia em um senhor muito idoso, com cuidado excessivo para não ter erros, pois as peças são muito antigas“, comentou. Ao todo, o Relógio possui 101 peças com cerca de 90 anos.

Segundo o permissionário, o processo de regulagem requer ainda mais paciência. “Despois da montagem do Relógio, que deve durar até quatro dias, precisarei calibrar peça por peça, amaciar, até que ele possa marcar as horas corretamente”, concluiu Fausto.

Matriz

A obra está em fase final e segue em ritmo acelerado. Equipes atuam na finalização da pintura, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis e jardinagem. Os pisos das calçadas com pedras de São Tomé, as bancas de comida típicas, revista e o posto policial também estão sendo finalizados.

A praça da Matriz será devolvida à população sob a benção do Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani. A festa contará ainda com várias atrações musicais e atividades para as famílias.

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Com informações da assessoria