Manaus terá 99 pontos para imunização durante o ‘Dia D’ de multivacinação neste sábado (11)

A intensificação será realizada em todos os municípios do Estado, e em Manaus.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Acontece neste sábado (11) o “Dia D” de multivacinação para ampliar a cobertura vacinal da população. A intensificação será realizada em todos os municípios do Estado, e, em Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), serão disponibilizados 99 pontos de vacina, distribuídos em todas as zonas da cidade. A lista com endereços, horários e públicos alcançados pode ser acessada no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que aproximadamente 529 servidores da Semsa irão trabalhar no “Dia D”, para atender a população das 8h às 16h. O objetivo da mobilização social é aumentar o número de pessoas vacinadas na capital contra Covid-19, influenza, sarampo e demais vacinas do calendário básico infantil.

“A ação será fundamental para alertar, sensibilizar e envolver a comunidade para aderir às ações de vacinação, o que pode minimizar o risco de surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis. Nós sempre escolhemos o sábado para realizar o ‘Dia D’ para facilitar o acesso dos que trabalham durante a semana e não têm disponibilidade de tempo”, disse.

Locais de vacinação

A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo de Souza, informou que, durante a campanha de multivacinação, serão ofertados 24 pontos fixos e 75 itinerantes, distribuídos em todos os Distritos de Saúde da cidade (Norte, Sul, Leste e Oeste). Em caso de baixa demanda, as equipes serão direcionadas para outros locais com o objetivo de captar mais pessoas.

A Semsa dispõe, no momento, de 169 salas de vacinas que ofertam diariamente todas as vacinas preconizadas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, entre outros grupos incluídos.

(*)  com informações da assessoria