Manaus terá ‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (14)

O 'Dia D' de vacinação contra a gripe e o sarampo será realizado das 8h às 17h nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus

dia d vacinação

Foto: Camila Batista/ Semsa

A capital amazonense terá 508 pontos de atendimento para o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e o sarampo, que será realizado no próximo sábado (14), das 8h às 17h, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sete grupos prioritários serão alcançados no ‘Dia D’ da vacinação, sendo eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; grávidas (de qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto), professores (redes pública e privada) e povos indígenas aldeados.

Com relação à vacina contra o sarampo (tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola), será oferecida para trabalhadores da saúde, tanto da rede pública quanto da rede particular, e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

As vacinas serão disponibilizadas em unidades de saúde da rede municipal e em diversos locais alternativos com grande fluxo de pessoas, como igrejas, supermercados, shoppings, padarias, feiras, lanchonetes e farmácias. A lista dos locais de vacinação encontra-se no site da Semsa.

O público deve apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação com foto para receber o imunizante. Com relação aos professores e trabalhadores da saúde, podem apresentar crachá, carteira de trabalho ou contracheque para comprovar o vínculo empregatício na área. As grávidas e puérperas devem apresentar o cartão de pré-natal.

Meta

Segundo a Prefeitura de Manaus, a meta é imunizar 90% de um público estimado em 455.143 pessoas contra a gripe, que integram os sete grupos prioritários monitorados pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra o sarampo tem como meta alcançar 95% do público-alvo estimado em 216.407 pessoas, sendo 159.789 crianças de seis meses a menores de 5 anos, e 56.618 trabalhadores da saúde.

Manaus recebeu do Ministério da Saúde 73,79% do número necessário de doses para atender os sete grupos prioritários iniciais.

Vale ressaltar que o ‘Dia D’ da vacinação também será aberta para os outros dez grupos previstos após o recebimento de novas doses. Os grupos são os de pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador em exercício efetivo); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

(*) Com informações da Assessoria