Manaus terá ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro; serviços essenciais foram mantidos

O ponto facultativo foi decretado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e publicado no Diário Oficial do Município (DOM)

ponto facultativo

Foto: Divulgação/Semcom

Os dias que antecedem o Natal e o Réveillon, 24 e 31 de dezembro (sexta-feira), foram decretados como ponto facultativo na capital amazonense. A decisão é do prefeito David Almeida (Avante) e consta no Diário Oficial do Município (DOM), publicado nessa terça-feira (21) — ver no final da matéria.

Entretanto, o decreto de ponto facultativo vai manter os serviços essenciais à população manauara no período de festividades de fim de ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que, nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, a Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, bairro da Compensa, zona Oeste da capital, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam em regime de plantão, atenderão normalmente.

Também estará funcionando neste período a clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul, zona Norte da cidade, no horário de 9h às 18h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive as que atendem no regime de horário estendido, terão seus atendimentos suspensos, retornando às atividades de rotina na segunda-feira, 27/12.

Comércio

O funcionamento das galerias populares, shopping Phelippe Daou, mercado municipal Adolpho Lisboa e das feiras abastecedoras de Manaus durante o ponto facultativo e o feriado de Natal, 25/12.

A galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, esquina com a 24 de Maio, Centro, na sexta-feira, funciona de 8h às 19h. No sábado, feriado de Natal, o centro de compras não funciona e, no domingo, abre de 8h às 14h.

A galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, centro, com entrada também pela rua Marquês de Santa Cruz, na sexta, 24/12, o funcionamento é de 8h às 19h. No sábado, 25/12, feriado de Natal e no domingo, 26/12, o centro de compras não funciona, retornando às atividades somente na segunda-feira, 27/12.

O shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, na sexta-feira, 24/12, abre de 8h às 19h. No sábado, não vai funcionar e retoma suas atividades no domingo, 26/12, de 8h as 14h.

Já o mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Manaus Moderna, Centro, tem funcionamento normal na sexta-feira, 24/12, de 6h as 17h. Nos dias 25 e 26, funciona somente de 6h ao meio-dia.

Nas quatro principais feiras abastecedoras de Manaus, os horários são os seguintes:

Feira municipal Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e feira municipal da Banana — as duas no Centro, funcionam de 2h às 18h no dia 24/12 e, no sábado, 25/12, dia de Natal, funcionam até as 12h.

Feira municipal do Produtor da zona Leste, funciona de 4h às 18h no dia 24/12 e no feriado de Natal, somente até as 12h.

Feira Municipal da Panair, bairro de Educandos, zona Sul, por conta do terminal pesqueiro, funciona 24 horas por dia, mas, no dia 25/12, as atividades encerram ao meio-dia.

Veja a publicação na íntegra

(*) Com informações da Assessoria