Manaus terá três Centros Integrados Municipais de Ensino a partir de 2020, afirma Prefeitura

A partir de 2020, mais 4,8 mil novas vagas serão abertas na rede municipal de Ensino com a entregue de três novos complexos escolares que estão em construção. Tratam-se dos Centros Integrados Municipais de Ensino (Cimes) que contam com ensino infantil, ensino fundamental e creches, construídos no âmbito do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na ordem de US$ 52 milhões. Ao todo, a Prefeitura de Manaus pretende entregar 11 complexos educacionais, sendo sete na primeira etapa.

“Só os três primeiros complexos, entre Emefs e Cemeis, já garantem em torno de cinco mil vagas. Na primeira etapa são sete conjuntos e a contrapartida da prefeitura são as creches, então, teremos sete creches para nós mudarmos a cara física da educação nos bairros em Manaus. Vão ser, talvez, as escolas mais bonitas da cidade e com ensino de qualidade, com avanços tecnológicos, o que vai nos possibilitar fazer um ensino ainda melhor”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto nesta segunda-feira (10), durante visita as obras do Cime na avenida Comendador José Cruz, Lago Azul, zona Norte.

Outros dois Cimes já estão com as obras mais adiantadas. Um deles está sendo construído na rua Prímula, Distrito Industrial 2, e o outro na rua São Pedro, bairro Jorge Teixeira, ambos na zona Leste. “As escolas estão sendo construídas onde elas são mais necessárias e onde é preciso se dar uma volta por cima. Nós estamos procurando equalizar as oportunidades, para que seja dada a possibilidade de se construir uma vida próspera para si e para os seus”, disse Arthur Neto.

Com área total de 9,5 mil metros, cada um dos Cimes comporta a estrutura de um Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei), com capacidade para atender 400 crianças, e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), que atenderá 1.240, totalizando mais de 1,6 mil novas vagas por complexo educacional.