Anúncio

Mário Bastos presta homenagem ao bairro da Praça 14

O deputado Mário Bastos (PSD), autor da homenagem ao bairro Praça 14 de Janeiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destacou a importância da zona para a cidade de Manaus, durante a Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, realizada nessa segunda-feira (25).

Segundo o parlamentar, a justificativa para a homenagem está no importante contexto sócio, político e cultural do bairro da zona Sul, que conta com 133 anos de idade e de contribuição histórica e cultural à cidade. “As atividades sociais, religiosas, artísticas da comunidade e as manifestações típicas estabelecidas aqui determinaram a diversidade cultural que hoje encontramos no bairro”, afirma.

Na oportunidade, ele recordou a própria infância como morador do bairro, destacando a importância da Praça 14 que sempre sediou grandes manifestações folclóricas e culturais destacando histórias de ilustres personalidades, como Oscarino Varjão, falecido recentemente e que em vida, emprestou seu talento ao inesquecível boneco Peteleco, Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas.

“Um bairro onde histórias de vida se misturam a momentos importantes no contexto histórico, social merece essa homenagem como a Sessão Especial materializada na entrega de placas e certificados a moradores ilustres que representam o bairro e fazem parte da história do Amazonas”, conclui.

O evento contou com a apresentação da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, fundada no bairro em 1975.

A Praça 14 de Janeiro

Histórias de vida que se misturam a momentos importantes no contexto histórico, social daquele lugar. Nomes famosos como o ventríloquo amazonense, Oscarino Varjão falecido recentemente e que em vida, emprestou seu talento ao inesquecível boneco Peteleco, Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas; do escritor e jornalista Hamilton Salgado; do seu Adolfo, ou mais conhecido como “Pipiro da 14”, o sapateiro mais antigo do bairro; do seu Carlitos Barbeiro, um dos barbeiros, ainda em atividade, mais tradicionais de Manaus.

Também do ex-jogador de futebol internacional, Sérgio Duarte, criado e nascido no bairro e hoje técnico, com um importante projeto social no bairro; do seu Rubin com 105 anos de idade ou da D. Deusdete Fonseca Lima, de 89 anos que nasceu no próprio terreno que reside até hoje e acompanhou o crescimento do local, quando suas ruas ainda eram de barro, entre tantas outras histórias que ressaltam a diversidade cultural e étnica de seus moradores colocando o bairro Praça 14 de Janeiro, como um Pulmão Cultural de Manaus.

Com informações da assessoria do Deputado