Comunidades tradicionais recebem orientações de prevenção à Covid-19

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um vídeo informativo na língua tikuna e uma animação sobre a forma de contágio da covid-19 têm sido utilizados para divulgar informações sobre a prevenção da Covid-19 em comunidades ribeirinhas e indígenas.

Os materiais foram elaborados pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), em parceria com The Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

De acordo com um dos docentes responsáveis pela produção do material, professor Thiago Franco, os produtos audiovisuais foram baseados em informações disponibilizadas pela Unesco.

“O Subcomitê de Enfrentamento à Covid-19 do ICSEZ tem uma das frentes de trabalho voltado para o audiovisual. Nós transformamos as informações disponibilizadas pela Organização em uma linguagem de fácil compreensão e com a possibilidade de uma rápida divulgação”, explica o docente.

Vídeo

A responsável por traduzir o vídeo para a língua tikuna foi a discente Emilli Marolix, da etnia Tikuna. No vídeo, a aluna conta como é possível, em quatro passos, prevenir-se do novo coronavírus.  

Animação

A animação mostra de forma didática a importância do uso da máscara e da manutenção do distanciamento social.