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Matrícula de novos alunos da Educação Especial começa nesta segunda (14)

 

Começa nesta segunda-feira (14), a reserva de vagas para novos alunos da Educação Especial da rede pública de ensino. As matrículas poderão ser feitas, a partir das 00h01, pelo site www.matriculas.am.gov.br, ou de forma presencial em qualquer uma das 722 escolas das redes municipal e estadual de ensino. A reserva segue até terça (15).

Após realizar o procedimento, pais e responsáveis têm o prazo de três dias para confirmar a matrícula na escola selecionada, em que devem ser apresentados todos os documentos do estudante, incluindo o laudo médico que aponta a deficiência, como explicou a gerente de matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato.

“No ato do cadastro, os pais ou responsáveis informam o tipo de deficiência, mas na hora de realizar a confirmação, é necessário levar o laudo apontando a deficiência, acompanhado da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e comprovante de escolaridade, se houver”.

A Semed atende cerca de cinco mil alunos portadores de deficiências como auditiva, visual, autismo, intelectual, superdotado e paralisia cerebral, seja na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, ou em turmas regulares, salas especiais e de recursos no contra turno.

O período antecipado de acesso à matrícula para alunos portadores de deficiência atende à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Lista de documentos – No ato do cadastro online, é preciso informar que é Pessoa com Deficiência (PcD) e, no presencial, levar os seguintes documentos: 

– Comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência com validade de 30 dias.

– Certidão de nascimento (original e cópia).

– CPF e RG (original e cópia) – do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino.

– Comprovante de residência (cópia) – fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula.

– Cartão de vacinação (cópia).

– Duas fotos 3X4 recentes.

– Documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula (original e cópia).

– Se maior de idade, documento oficial de identificação com foto (caso o documento não seja apresentado no ato da matrícula, será dado um prazo para apresentação do mesmo na secretaria da escola)

Com informações da assessoria da Semed e Seduc.