Mauricio de Sousa será homenageado no Festival de Cinema de Gramado

Mauricio de Sousa é o primeiro homenageado anunciado pelo Festival de Cinema de Gramado, que chega à sua 47ª edição em agosto deste ano, na cidade da serra gaúcha. Ele receberá o Troféu Cidade de Gramado, em uma cerimônia no dia 21, no Palácio dos Festivais. Também será exibido o filme Turma da Mônica: Laços.

A homenagem marca os 60 anos do primeiro personagem criado pelo cartunista: o cãozinho Bidu, que apareceu pela primeira vez em uma tirinha publicada em 18 de julho de 1959. Mônica, a personagem mais famosa de Mauricio, já tem 56 anos.

“Raros são os nomes que mantêm uma carreira por seis décadas, com o vigor e a criatividade dos primeiros dias. O Festival de Cinema de Gramado tem a honra de enaltecer essa trajetória e homenagear o profissional que elevou as histórias em quadrinhos e a animação brasileiras a patamares internacionais”, cita a organização do evento.

No ano passado, o homenageado pelo Troféu Cidade de Gramado foi o ator Ney Latorraca.

O Festival de Cinema de Gramado acontece entre 16 e 24 de agosto, com competição de longas e curtas nacionais e estrangeiros. Neste ano, também haverá uma categoria especial para longas produzidos no Rio Grande do Sul.