Anúncio Advertisement

Médicos fraudam folha de frequência para não cumprir expediente no Instituto da Mulher, aponta DPE

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) identificou falhas no controle sobre a frequência dos médicos, ampliação do número de leitos e do quadro de profissionais de obstetrícia no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), na zona Centro- Sul de Manaus. As falhas foram identificadas durante inspeção, nessa quinta-feira (14).

De acordo com a inspeção, a entrada e saída dos médicos é monitorada por meio de folha de frequência que é assinada pelos profissionais. Porém, conforme informado pela direção do IMDL, alguns chegam à unidade, assinam a folha de entrada, ficam por pouco tempo, saem e só retornam no horário de registrar a saída.

Para coibir a prática, a direção do Instituto adotou como estratégia o uso de câmeras internas de monitoramento para confrontar as assinaturas com a presença do médico no local de trabalho. Também foi destacada a Ouvidoria, no período noturno, para verificar in loco a presença dos profissionais. A iniciativa surtiu efeito e identificou, por exemplo, o caso de um médico que, durante o plantão, saiu às 11h, e voltou somente às 6h manhã do dia seguinte para registrar a saída.

Questionada pelos defensores sobre punições, a diretora do Instituto, enfermeira Marilza Matias, disse que as próprias cooperativas relatam dificuldades em lidar com os médicos, tendo como consequência prática apenas o desconto da remuneração do plantão.

“A maior vontade da nova gestão é implantar o ponto eletrônico para médicos, o mais breve possível, para eliminar o problema”, disse.

Fiscalização

Durante a inspeção, os defensores percorreram áreas de atendimento, leitos, farmácia, administração, salas de parto e solicitaram a documentação sobre a conduta de médicos.

A ação faz parte do Procedimento Administrativo de Apuração de Dano Coletivo (PADAC), instaurado pela DPE-AM para investigar casos em série de violência obstétrica nas maternidades e hospitais públicos e privados.

Com informações da DPE-AM.