Mergulhadores irão ajudar na busca pelos corpos de desaparecidos no naufrágio em Nova Olinda; Veja lista de sobreviventes

Quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas estão voando para o município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus) para ajudar no resgate dos corpos de quatro adultos e duas crianças desaparecidas no naufrágio de uma lancha que fazia o trajeto entre os municípios de Autazes e Borba, e adernou no porto de Nova Olinda do Norte na manhã desta quinta-feira (9) (veja o vídeo no final da matéria). A informação é do Coordenador de Defesa Civil de Nova Olinda do Norte, Oscar Bezerra.

Segundo Oscar Bezerra, ainda não é possível dizer a quantidade exata de pessoas que estavam na lancha, porém 14 pessoas sobreviveram ao naufrágio e estão internadas no hospital municipal. Entre os sobreviventes está o piloto da embarcação, que teve a identidade preservada pela Polícia Militar do município.

“Estão desaparecidos quatro adultos e duas crianças com idade de quatro e sete anos. Estamos aguardando a chegada dos mergulhadores vindos de Manaus para iniciar as buscas pelos corpos. Todos os sobreviventes já receberam atendimento médico, a maioria são mulheres. Eles se machucaram pulando da lanche no momento do acidente”, afirmou Oscar Bezerra.

O piloto disse à Defesa Civil de Nova Olinda que o motor da embarcação parou de funcionar deixando a lancha à deriva no meio de um forte vento. “A lancha foi empurrada pelo vento pra cima da balsa do porto. A força do vento empurrou a lancha pra baixo da balsa e as pessoas entraram em pânico tentando se salvar. Infelizmente duas crianças e quatro adultos estão desaparecidos”, disse Oscar Bezerra.

ASSISTÊNCIA

O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (PMDB), afirmou que toda a estrutura da Secretaria de Assistência Social está de prontidão para atender os sobreviventes e as famílias das vítimas. “Infelizmente não podemos fazer muito pelas vidas perdidas, mas daremos a todos os sobreviventes a melhor assistência que pudermos no nosso hospital. E nossos psicólogos e assistentes sociais irão atender as famílias das vítimas. É o mínimo que podemos fazer nesse momento difícil”, disse o prefeito.

O prefeito afirmou ainda já solicitou da Polícia Civil do Amazonas apoio para investigar as reais causas do acidente. E disse ainda que irá firmar um convênio com a Capitania dos Portos para aumentar a fiscalização das embarcações que usam o porto de Nova Olinda. “Esse episódio nos servirá de exemplo para trabalhar para evitar novos acidentes”, disse Adenilson Reis.

LISTA

Até o momento a Polícia Civil divulgou onze nomes de sobreviventes:

1 – Zizelda Ferreira dos Santos – 50 anos

2 – Antonio Moreira  de Oliveira – 60 anos

3 – Adelson josé da Costa Colares – 41 anos

4 – Alisson Graça Pontes – 24 anos

5 – Ronisse Nobre Valente – 35 anos

6 – Clineia Miranda da Costa  – 26 anos

7 – Terezinha Martins – 44 anos

8 – Tania Maria dos S. Pereira – 55 anos

9 – Silvana Vieira da Cunha – 45 anos

10 – Vicente Gomes de Freitas – 78 anos

11 –  Adriane de Oliveira (grávida) – 28 anos