Mesmo após evidências de vazamento de gabarito, UEA decide não suspender provas

Foto: reprodução

Após os rumores de que o gabarito das provas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aplicadas no domingo (30) e na segunda (31), teriam vazado, o reitor UEA, Cleinaldo Costa, negou que houvesse vazamento de informações. Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (31), Cleinaldo informou que foram analisadas 1.900 postagens nas redes sociais, entre elas, um diálogo onde as fotografias da prova teriam sido divulgadas pela primeira vez, mas mesmo assim, as provas não serão suspensas.

O fato teria acontecido por volta das 19h, após o término da prova. Por este motivo, a decisão da UEA e da banca é de que não haverá suspensão do certame. As pessoas que postaram fotos dos cadernos de provas foram identificadas. Segundo relatos os printes do gabarito estariam sendo vendidos em grupos de WhatsApp.

“Observamos que a primeira postagem aconteceu por volta das 19h por meio do aplicativo do Whatsapp, a parti destas imagens que pudemos identificar as imagens e a partir da ampliação das imagens nós conseguimos obter as salas e a escola”, disse o reitor Cleinaldo Costa.

Segundo o delegado Guilherme Torres, as pessoas que fizeram a denúncia serão convocadas para prestar depoimento. “Estamos tomando as medidas judiciais cabíveis para combater e punir esse tipo de atitude e responsabilizar os culpados”, disse.

Vestibular

 A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta segunda-feira (31), o segundo e último dia de provas do Vestibular 2020, acesso 2021, aplicando os exames de conhecimentos gerais e redação.

Para esta edição, 26.903 candidatos disputam 1.778 vagas, sendo 1.059 para a capital, 467 para o interior, 99 para alunos indígenas e 153 para Pessoa com Deficiência (PcD). Neste ano, são disponibilizados 40 cursos regulares.

O concurso adotou medidas de prevenção contra a Covid-19. Neste ano, foi obrigatório o uso de máscara e as provas foram realizadas em um número maior de escolas, para garantir o distanciamento entre os participantes do processo.

Nos dois dias do Vestibular 2020, acesso 2021, a UEA registrou 13.099 abstenções, o que representa 48.84% do total de candidatos inscritos no certame.

A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 7 de julho de 2021, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2021.