Mesmo negando segunda onda da Covid-19 no AM, Wilson Lima negocia 100 mil testes com o Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

Apesar de vir negando constantemente que o Amazonas não está vivenciando uma segunda onda da Covid-19, o governador do Estado tem se articulado para solicitar centenas de testes do Governo Federal. Nessa segunda-feira (28), Wilson Lima (PSC) negociou o fornecimento de 100 mil exames do tipo RT-PCR (teste realizado no início da doença, especialmente na primeira semana), para aumentar a capacidade de realização de exames diários. O objetivo é realizar 3 mil exames por dia, superando a marca atual que é de apenas mil.

Para que essas medidas sejam possibilitadas, Wilson foi a Brasília discutir o fornecimento dos exames com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia Medeiros. Além disso, o chefe do executivo também solicita que o Ministério da Saúde viabilize a realização de testes sorológicos no Amazonas para fazer um levantamento de quantas pessoas já desenvolveram a Covid-19.

Com isso, o governador tem como objetivo ter o máximo de informações sobre os infectados pela nova doença, tendo em vista o aumento contínuo de casos da Covid-19 no Amazonas.

Embora tenha realizado todo esse processo de mobilização e articulação que deixam claro seu receio, Wilson Lima segue insistindo que não existe uma ‘segunda onda’ da doença, repetindo que os casos da Covid-19 estão se desenvolvendo especialmente nas classes A e B, como se esquecesse que as classes trabalhadoras mais baixas como as dos professores  têm sido expostas à infecção devido ao retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

“Tivemos um aumento para nove mortes por dia nas últimas semanas e estabelecemos medidas restritivas, mas isso não significa uma nova onda com aquilo tudo que vivemos, como contêineres frigoríficos nos hospitais e pessoas enterradas em valas comuns,” afirmou Wilson Lima.

Decisão

Após as discussões com o secretário de Vigilância em Saúde, o governador anunciou a parceria com o Governo Federal e afirmou que mais 300 mil testes do tipo RT-PCR para detecção do novo Coronavírus serão enviados ao Amazonas.

Foto: Reprodução/Internet

“Estou com o secretário nacional de Vigilância em Saúde e nós estamos aqui fechando mais uma parceria importante no combate à Covid-19. O Governo Federal está nos repassando 300 mil kits para testagem, isso vai ser importante para nortear nossas ações no estado do Amazonas”, afirmou o governador em vídeo publicado nas redes sociais.