Microsoft deve avisar usuários do Windows XP sobre 'fim' do sistema

winxp_2A Microsoft deve começar a exibir notificações para usuários do Windows XP sobre o fim da disponibilização de novas atualizações para o sistema, segundo uma publicação do “Windows Experience Blog”, um blog oficial da Microsoft.

O aviso trará a opção para que ele não seja exibido novamente, mas, caso ela não seja marcada, um lembrete aparecerá mensalmente sobre o encerramento de suporte do Windows XP.

A Microsoft deve interromper o fornecimento de todo tipo de atualização para o Windows XP, inclusive para problemas de segurança. O sistema continuará funcionando, mas usuários que não atualizarem para uma versão do Windows posterior após o dia 8 de abril poderão estar em risco quando novas falhas forem descobertas.

Depois do dia 8 de abril, o antivírus Microsoft Security Essentials também não será mais disponibilizado para Windows XP. O antivírus continuará recebendo atualizações até julho de 2015 em sistemas em que ele já está instalado, mas também deve trazer um alerta sobre o sistema estar possivelmente desprotegido.

Segundo a publicação do “ZDnet”, a Microsoft deve disponibilizar gratuitamente uma ferramenta terceirizada para facilitar o upgrade para o Windows 8.1. A ferramenta, “PCmover Express”, deve ser disponibilizada ainda esta semana no site WindowsXP.com.

A Microsoft planeja lançar a ferramenta em português do Brasil, mas estará apenas em inglês inicialmente. Cerca de 20 milhões de PCs no Brasil ainda usam o Windows XP. Mundialmente, o sistema está em 29% dos computadores.

Fonte: G1