Milionários possuem metade da riqueza pessoal do mundo, mostra estudo

Um relatório da Boston Consulting Group, mostra que os ricos estão ficando ainda mais ricos cada vez mais rapidamente. Segundo o levantamento, as riquezas pessoais subiram 12% em 2017, em comparação ao ano anterior, e atingiram 201,9 trilhões de dólares em todo o mundo.

Como explica o Bloomberg, os mercados de ações se expandiram consideravelmente no último ano e investidores de fora dos EUA ganharam vantagens com a valorização de suas moedas.

Agora, os milionários e bilionários detêm quase metade da riqueza pessoal global, segundo o relatório.

A líder da pesquisa, Anna Zakrzewski, explica que o enriquecimento dos mais ricos não quer dizer que os pobres estejam ficando ainda mais pobres. “O fato de que a riqueza mantida pelos milionários como porcentagem da riqueza total está aumentando não significa que os pobres estejam se tornando mais pobres”, afirmou em comunicado. “O que isso significa é que todos estão ficando mais ricos. Especificamente, acreditamos que os ricos estejam ficando mais ricos mais rapidamente”, concluiu.

Os milionários que mais enriqueceram no ano passado foram os chineses. O país fica atrás apenas dos EUA em número de milionários e bilionários, seguido pela China.

“A China continuará tendo crescimento semelhante ao do passado e com isso, nos próximos cinco anos, haverá mais riqueza criada na China do que nos EUA”, disse Zakrzewski, acrescentando que o número de milionários deve crescer quatro vezes mais rapidamente no país asiático do que nos EUA.

Ainda segundo o texto, o enfraquecimento da moeda americana colaborou muito para o enriquecimento global. Se o dólar não tivesse caído, o aumento da riqueza global teria sido de 7%.

Fonte: Notícias ao Minuto