Minicursos sobre mulheres são ofertados por professoras universitárias

Foto ilustrativa

A Escola ‘As Pensadoras’ oferece três novos minicursos nos meses de outubro e novembro. Nos dias 24 e 31 de outubro, das 9h às 11h30, a professora Dra. Jane Felipe (UFRGS) oferecerá o minicurso “violências de gênero, amor romântico e famílias”. Nos dias 27 de outubro e 3 de novembro será oferecido o minicurso “mulheres e a pós-pandemia: sobre um novo mundo possível”, das 18h às 20h30. Ele será ministrado pelas professoras Dra. Rita Machado (UEA) e Dra. Mariana Paolozzi (UFSC). Em novembro, nos dias 7 e 14 de novembro, das 14h às 16h30, a professora Ma. Vanessa Gil oferecerá o minicurso feminismos no Brasil 2.ª edição: movimento lésbico.

São cobradas taxas de inscrição para os minicursos no valor de R$35 para estudantes e R$50 para profissionais. As aulas são oferecidas via plataforma Google Meet e ficam disponíveis virtualmente por 30 dias após o término do minicurso. As inscrições podem ser feitas acessando os links abaixo, em serviço.

A professora Rita Machado, que ministrará uma aula do minicurso “Mulheres e a pós-pandemia” e coordena a Escola As Pensadoras, destaca a importância desses espaços de formação e o diálogo com as universidades. “Penso que a universidade não pode ficar distanciada dessas discussões e reflexões pertinentes à vida humana e à vida das mulheres. Discutir violência de gênero do ponto de vista teórico e prático é fundamental para as democracias e para construção de uma sociedade justa”, comenta a professora.

Mulheres e a pós-pandemia: sobre um novo mundo possível

Frente à falência e ao colapso da sociedade contemporânea, que tomam dimensões de uma crise civilizacional, torna-se urgente a reflexão sobre possíveis modos de reestruturação das sociedades. Em vista disso serão introduzidos dois tópicos fundamentais para discussão: a crítica à medicina moderna sob um olhar feminino e o esboço de uma medicina autoconsciente e as inovações e contribuições da economia feminista para um mundo melhor e mais justo.

Violências de gênero, amor romântico e famílias

Este minicurso pretende discutir de que forma as idealizações de amor romântico e famílias estão implicadas nas violências de gênero, em suas diversas manifestações, a saber: maus-tratos emocionais, oitava jornada de trabalho, micro machismos, violência “benévola”, violência moral e patrimonial, além dos feminicídios. A partir do aprofundamento teórico dos referidos conceitos, apresentaremos as estatísticas brasileiras recentes sobre os índices de violência contra mulheres e crianças, ressaltando a importância do papel da escola e da formação docente para uma educação pautada na equidade de gênero e nos direitos humanos fundamentais.

Movimento Lésbico

O minicurso Feminismos no Brasil 2ª edição: movimento lésbico apresenta a relação entre a luta das mulheres lésbicas e feministas no nosso país. Para tanto, historiciza o entrelaçamento dos dois movimentos, resgata histórias de mulheres que construíram a resistência durante a ditadura e que seguiram militando na democracia. Além disso, apresenta teóricas contemporâneas que trabalham a partir da perspectiva crítica e relaciona a luta das mulheres lésbicas com o combate ao sistema neoliberal.

A Escola

A Escola As Pensadoras é estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação feminista e estabelecer o diálogo interdisciplinar e promover a formação de pensamento emancipatório. Para isso, apresenta uma agenda democrática de cursos de curta, média e longa duração. Os cursos são encabeçados por um corpo docente qualificado e representativo, advindo de todos os lugares do país, de Universidades reconhecidas e valorizadas pela sua capacidade de produção ética de conhecimento.

(*) Informações da assessoria