
Divulgação/Ministério da Defesa
A Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde criou um comitê para monitorar os impactos da pandemia de coronavírus na população indígena do município de Manaus. A criação consta no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6). (Confira documento no final da matéria).
De acordo com o documento, o comitê tem como objetivo de planejar, coordenar, além de executar e supervisionar a Covid-19 nas aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Manaus).
O comitê será comandado pelo coordenador distrital de Saúde Indígena, que poderá convocar órgãos e entidades participativas na atenção à saúde indígena e convidar representantes de instituições ou entidades, públicas ou privadas para participarem das reuniões do comitê.
Confira abaixo as localidades que serão monitoradas:
- Anamã – etnia Ticuna
- Autazes – etnia Mura
- Beruri – etnias Apurinã/Mura/Tikuna
- Borba – etnias Munduruku/Mura
- Careiro – etnias Mura/Apurinã
- Castanho – etinas Apurinã
- Itacoatiara – etnias Mura/Satere-Maué
- Manacapuru – etnia Apurinã
- Manicoré – Mura/Tora/Tenharin/Mura-Pirahã
- Nova Olinda do Norte – etnia Munduruku/Satere-Maué
- Novo Airão – etninas Kambeba/Baré/Tukano/ Baniwa
Pandemia na Amazônia

Foto: Cristiam Guerreiro
De acordo com os dados mais atualizados divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado do Amazonas registra 204,9 mil casos de covid-19, com 5.414 mortes. Já o município de Manaus apresenta uma quadro de 84.310 casos acumulados da doença, com 3.478 óbitos.
Para evitar um colapso funerário, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a criação de 22 mil novas covas nos cemitérios de Manaus, para atender o número das crescentes mortes causadas pelo novo coronavírus.
Na manhã desta quarta-feira (6), a equipe de reportagem do Radar Amazônico, esteve no cemitério Parque Tarumã na zona Oeste de Manaus, e captou imagens aéreas do terreno preparado para receber mais vítimas da Covid-19, contrastando com outras centenas de túmulos, onde foram enterradas milhares de vidas que partiram em 2020.