Ministro do Amazonas Mauro Campbell assume vaga no TSE

Os ministros Mauro Campbell e Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram empossados como ministros efetivo e substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia aconteceu nessa quinta-feira (30).

Og Fernandes foi eleito ministro efetivo do TSE para o biênio 2018-2020, antes era ministro substituto do TSE desde 30 de agosto de 2016 e ocupa a vaga deixada pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Já Mauro Campbell Marques foi escolhido para substituir o mesmo período e  entrou no lugar de Og Fernandes como ministro substituto. Eles se juntam aos ministros Jorge Mussi e Luis Felipe Salomão.

Participaram da mesa da sessão solene, além dos ministros da Corte, o ministro Dias Toffoli, que tomará posse na presidência do Supremo Tribunal Federal em setembro, e a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge e o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Cláudio da Silva Chaves.

Perfis

Mauro Campbell graduou-se em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985. Nascido em Manaus (AM), foi promotor e procurador de Justiça no estado. Ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça. Em 17 de junho de 2008, Mauro Campbell tomou posse como ministro do STJ.

Natural de Recife (PE), Og Fernandes é formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como juiz de Direito de 1991 a 1997. Exerceu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco de 1997 a 2008, até ser empossado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em junho de 2008.

Fonte: TSE