Ministro Mauro Campbell fará a abertura do Simpósio de Ouvidorias no TCE nesta quinta-feira (8)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, irá ministrar a palestra magna do Simpósio Nacional de Ouvidorias, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) na próxima quinta e sexta-feira (8 e 9 de novembro). O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, fará a conferência de encerramento do simpósio.

O evento tem como tema “Os 30 anos da Constituição Cidadã e a Evolução dos Mecanismos de Controle”, é realizado com o apoio da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, e será conduzido pelo ouvidor-geral do TCE, Érico Desterro, que será uns dos palestrantes do simpósio. O evento vai reunir servidores públicos, estudantes, professores, profissionais liberais, entre outros.

No primeiro dia do evento, à tarde, o mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Daniel Lança, apresentará o case de sucesso “Compliance no setor público: o papel da Ouvidoria no combate à corrupção”.

O painel “Transparência e as Ouvidorias no contexto da Lei n. 13.460/2017”, terá a presença do representante da Transparência e Governo Aberto Thiago Ávila, Especialista em Transparência e Governo Aberto e mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas.

No segundo dia de evento, o painel “A evolução das instituições de controle” será realizado com a presença do doutor em Direito e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Santos Aragão. No magistério, também atuou como professor convidado de Regulação da University of San Francisco School of Law, além de ser autor de diversos livros sobre Direito Administrativo.

No painel, também participará o Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior. Graduado em Direito pela Universidade de Taubaté, o ouvidor-geral já atuou como corregedor setorial do Ministério da Fazenda, corregedor setorial do Ministério dos Transportes e corregedor setorial do Ministério da Integração Nacional.

Com informações do TCE-AM.