Miquéias Fernandes é homenageado pela Assembleia Legislativa e recebe título de cidadão do Amazonas

Homenagem Miqueias 1 capa

Na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta quarta-feira (17), a Sessão Especial de entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao advogado e ex-deputado estadual Miquéias Matias Fernandes mobilizou representantes do Executivo e do Legislativo para reverenciar “um dos mais marcantes políticos que já teve assento nesta Casa, bem como na Câmara Municipal de Manaus”, nas palavras do autor da propositura deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB).

Homenagem Miqueias 5Presidida pelo deputado presidente Josué Neto (PSD), a sessão trouxe para o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), o pastor Sadi Caldas, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), além de quatro ex-deputados estaduais Marcelo Ramos (PR), Humberto Michiles (PHS), ex-presidente da Casa, Nonato Lopes (PMDB) e João Pedro Gonçalves (PT).

Homenagem Miqueias 6O autor da homenagem, Wanderley Dallas declarou que “hoje é um daqueles dias em que a gente tem uma satisfação enorme em ser representante do povo do Amazonas” e reconheceu Miquéias pelos relevantes serviços prestados ao Estado, através de sua atuação, “que é tão presente que fica difícil saber se ele já não era amazonense”. Para Dallas, Miquéias foi um dos mais marcantes políticos que já teve assento na Casa, além de ser um grande advogado e tribuno. “Você não nasceu no Amazonas, mas para a sociedade amazonense você já é, há muito, amazonense”, finalizou.

Homenagem Miqueias 3Ocupando a tribuna, o homenageado Miquéias Fernandes fez um discurso em dois momentos, o pessoal e o profissional, começando por destacar a família e os amigos, numa vida construída no Amazonas, “onde vivo e tenho todas as minhas atividades”. Salientou que os pais Benjamin e Maria Fernandes são do Amazonas, assim como a esposa Helen e os filhos e que embora tenha nascido em Boa Vista (RR), se sentia amazonense mesmo antes do título.

Em seguida discorreu sobre sua vida profissional e política, na qual foi eleito vereador de Manaus e deputado estadual por três vezes, liderando na Aleam os governos de Gilberto Mestrinho e de Amazonino Mendes, além de presidir as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Orçamento e Finanças Públicas (COFP). Encerrou lendo o poema de Thiago de Mello, A Vida Verdadeira.

Em seu discurso o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), destacou as qualidades de Miquéias como político “muito honrado”, uma pessoa que como vereador e deputado foi sempre de uma personalidade absolutamente construtiva. “Sempre encontrei nele sinceridade, firmeza, verdade”, disse, referindo-se ao seu relacionamento político com Miquéias. Para Arthur, a homenagem é feita a um homem que possui “a paz com Deus e com a consciência de homem público”, e que é plenamente merecedor, uma vez que “nasceu por acaso em Boa Vista, mas tem sido um amazonense legítimo”.

Deputados

Homenagem Miqueias 2Falando em nome do plenário, o deputado Dr. Gomes (PSD) considerou “justa e merecida a homenagem a Miquéias” pelas suas qualidades como pessoa e homem público, destacando a integridade e honestidade de seus atos. O ex-deputado Marcelo Ramos (PR) afirmou que “o futuro não existe sem vigor, sem juventude, mas ele também não existe sem a humildade para reverenciar a experiência de pessoas que já viveram mais e ouvir o que elas têm para oferecer”. O deputado Serafim Corrêa (PSB) recordou o início de sua carreira na política em 1988, juntamente com Miquéias e outros políticos expressivos do Amazonas.

Ao encerrar a sessão, o presidente Josué Neto citou as qualidades pessoais e profissionais do homenageado, afirmando que se ele ainda estivesse no Parlamento seria um importante trabalhador em favor do povo amazonense. Mesmo assim, segundo Josué, Miquéias continuará contribuindo para o desenvolvimento do Estado não só participando diretamente da vida pública, mas atuando no apoio aqueles que necessitam de ajuda técnica e jurídica. Disse que a pessoa do Miquéias será sempre uma referência para aqueles que seguem a vida pública no Amazonas.

Biografia

Roraimense de nascimento, porém filho de pais amazonenses, aos 66 anos o advogado Miquéias Fernandes diz que só não nasceu em Manaus, pois desde os dois anos de idade veio para a capital amazonense, onde estudou desde a infância e aqui se formou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). “Minha vida toda foi dedicada ao Amazonas e me sinto tão amazonense quanto qualquer pessoa nascida aqui”, diz Miquéias, que é irmão do ex-prefeito de Manaus e ex-deputado federal pelo Amazonas, José Fernandes.

Em 2012, Miquéias concorreu à presidência da OAB-AM, com chapa “Compromisso com o Advogado”, defendendo a melhoria e o fortalecimento das prerrogativas de atuação do advogado e declarando a sua vontade de trabalhar em nome dos advogados amazonenses.

Homenagem Miqueias 4