Moradores denunciam risco de desabamento de rua e bueiro a céu aberto no Parque São Pedro (ver vídeo)

Devido à uma tubulação de esgoto que passa no local, toda a rua está com a estrutura comprometida, segundo os próprios moradores

Foto: Marhia Bessa (Radar Amazônico)

Moradores da comunidade Parque São Pedro, na zona Oeste de Manaus, denunciaram na manhã desta terça-feira (26) o descaso da Prefeitura de Manaus e do prefeito David Almeida com a rua São Francisco. Segundo os moradores, a via apresenta risco de desabamento por conta de uma rede de esgoto que passa pelo local.

De acordo com a dona de casa Edilene Muniz, a situação complica com as chuvas e as casas acabam sendo invadidas pelas águas, forçando os moradores a saírem de casa. Segundo ela, toda a rua está com a estrutura comprometida e com postes de energia elétrica prestes a cair por consequência dos afundamentos. Como tentativa de amenizar a situação, os moradores jogam cascalhos nos buracos na rua.

“As casas alagam, formam buracos na rua e, por isso, precisamos que o prefeito David Almeida possa nos ajudar, pois, parece que moramos em outro mundo”, disse a dona de casa.

Um esgoto a céu aberto tem tirado o sono de Orlando Lima, que está tendo vários prejuízos por conta da erosão do bueiro que ocasionou rachaduras na sua casa que está com a estrutura abalada.

“Eu já tive que tapar várias rachaduras, e toda vez aparece outra, eu só quero que a prefeitura resolva tudo isso, pois, eles resolverem eu não vou ter tantos gastos, pois, estou fazendo o trabalho deles aqui”, disse o morador mostrando todas as rachaduras causadas pela erosão no local.

Em conversa com a equipe de reportagem, uma moradora relatou que não conseguiu entrar com o veículo na rua onde mora e, já teve a casa invadida pela água da chuva. Segundo a moradora,  uma outra vizinha teve que se mudar após parte da casa ficar com a estrutura comprometida.

Respostas

O Radar Amazônico entrou em contato com a Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminf) e questionou se há um plano de obras para a rua e quais medidas serão tomadas por conta da tubulação que está cedendo e causando prejuízo aos moradores, também foi solicitado junto a Defesa Civil um levantamento das casas afetadas pela erosão nas proximidades do bueiro, mas até a publicação desta matéria, apenas assessoria de imprensa da Defesa Civil se manifestou e informou que iria disponibilizar equipe para o local.

Veja vídeo da reportagem no local: