
De acordo com a irmã dela, Sigênia Araújo, na época em que desapareceu Mirian vinha se relacionando com um rapaz que conheceu pela Internet e teria viajado para Recife, capital de Pernambuco, para morar com ele.
Revolta, indignação, falta de respeito com os idosos. Esses são alguns dos sentimentos relatados por moradores do Núcleo 16 de Cidade Nova 4 (Novo Aleixo) em relação ao fechamento do centro esportivo da comunidade, o popular Chapéu de Zinco. O motivo é que a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) tirou da Associação de Moradores o direito ao uso do espaço, que apesar de precisar de uma reforma urgente ainda beneficiava crianças, jovens e idosos. Mas, ao invés da reforma, o que veio foi o fechamento. O pano de fundo é que a comunidade se recusa a fazer campanha para o prefeito Artur Neto (PSDB) e um dos pré-candidatos oficiais a vereador, Elvys Damasceno (PSDB).
Na última terça-feira, 19 de julho, funcionários da Semjel tomaram o local de assalto causando a revolta da comunidade. A denúncia foi apresentada nesta quinta-feira, 21, na Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas. Os idosos são os principais prejudicados pela medida, já que o local onde eles faziam atividades físicas está fechado. As aulas de treinamento funcionam da comunidade também estão paralisadas.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Núcleo 16, Aldenice da Silva, a entidade tinha direito ao uso do local até o fim de 2016 – a liberação acontece anualmente e este ano o documento tinha sido assinado pelo ex-titular da Semjel, Sildomar Abtibol. No entanto, o atual secretário municipal Luis Neto revogou o ato anterior.
Moradores do Núcleo 16 que preferem não se identificar temendo represálias, dizem que pode estar havendo perseguição política, pois a associação não aderiu às campanhas do prefeito e do candidato a vereador Elvys Damasceno. Em retaliação, a Semjel tirou da associação o direito de coordenar o centro esportivo e está prejudicando principalmente os idosos que faziam as atividades físicas no Chapéu de Zinco.
Abandono do Estado e da Prefeitura…
De acordo com as lideranças comunitárias, a verdade é o que o Núcleo 16 está abandonado tanto pelo Governo quanto pela Prefeitura. A Academia ao Ar Livre, que já estava licitada e contratada na gestão anterior, não foi concluída pela Secretaria Estadual de Esportes (Sejel). E as atividades físicas para os idosos e as aulas de treinamento funcional são custeadas com recursos dos próprios moradores, já que a Semjel não tem nenhum tipo de trabalho no local.