Morre aos 76 anos Manoel Henrique Ribeiro, ex-prefeito de Manaus

Conhecido como Manoel Pracinha, Ribeiro foi eleito vice-governador do Amazonas (PMDB) em 1982 na chapa de Gilberto Mestrinho e prefeito de Manaus em 1985

O ex-prefeito de Manaus, Manoel Henrique Ribeiro,  morreu aos 76 anos, na manhã desta terça-feira (18/1). O político, que também era advogado aposentado, faleceu no Hospital Francisca Mendes por complicações cardíacas. A morte foi confirmada por amigos da família.

Conhecido  como Manoel Pracinha, Ribeiro foi eleito vice-governador do Amazonas (PMDB) em 1982 na chapa de Gilberto Mestrinho e prefeito de Manaus em 1985, porém uma intervenção decretada em junho de 1988 pelo governador Amazonino Mendes o afastou, em seu lugar assumiu interinamente Alfredo Nascimento, por seis meses.

Terminado o mandato, Manoel Henrique Ribeiro foi morar no Rio de Janeiro onde trabalhou junto à administração César Maia, retornando ao Amazonas apenas em 2009.

Em 19 de janeiro de 2010, Manoel Ribeiro assumiu a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus, nomeado pelo prefeito Amazonino Mendes.

Após o fim da gestão permaneceu em Manaus acompanhado da esposa Marília Ribeiro, que desenvolve trabalhos sociais na capital.

Ainda não há detalhes sobre o velório, mas o ex-prefeito tinha desejo de ser cremado, segundo amigos.