Morre Betty White, atriz e comediante norte-americana, aos 99 anos

Betty White é lembrada nos EUA por ter a carreira mais longa de um artista na TV

betty white

Foto: Gus Ruelas/Reuters

A atriz e comediante Betty White morreu aos 99 anos. A informação foi confirmada pela polícia norte-americana ao site TMZ e por um membro da equipe da artista à revista People.

Segundo a publicação, Betty foi encontrada morta em seu apartamento durante a manhã de hoje. A causa da morte não foi divulgada. O TMZ também informou que a atriz completaria 100 anos no dia 17 de janeiro de 2022.

O site Deadline e a revista People divulgaram um comunicado de Jeff Witjas, integrante da equipe da atriz.

“Embora Betty estivesse prestes a fazer 100 anos, pensei que ela viveria para sempre […] Sentirei muita falta dela e também do mundo que ela tanto amava. Acho que Betty nunca teve medo de morrer porque sempre quis estar com seu marido mais amado, Allen Ludden. Ela acreditava que estaria com ele novamente”, disse.

A comediante foi entrevistada pela People semanas antes de sua morte. “Eu tento evitar qualquer coisa verde. Acho que está funcionando”, brincou ela ao comentar sobre a idade.

Carreira

Betty White nasceu em Oak Park, Chicago, em 1922. Ela é filha única de Tess, dona de casa, e Horace White, engenheiro eletricista.

A atriz é lembrada nos EUA por ter a carreira mais longa de um artista na TV. Ela participou de diversos programas desde 1939, quando fez sua estreia.

“The Golden Girls”, exibida pela emissora NBC entre 1985 e 1992, foi um dos principais trabalhos da carreira de Betty. Ela interpretou Rose Nylund, uma das protagonistas. A série ficou conhecida no Brasil como “Supergatas” e foi exibida pela TV Globo.

As séries e programas “Community”, “No Calor de Cleveland”, “Justiça sem Limites”, “Everwood”, “That ’70s Show” e “Malha de Intrigas” também estão entre os projetos de destaque na trajetória da artista.

O seu primeiro papel em uma comédia veio em 1973, quando a atriz interpretou Sue Ann Nivens no programa “”The Mary Tyler Moore Show”. Betty White participou de 115 produções ao longo de sua carreira, informou o TMZ.

Segundo o site oficial do Emmy Internacional, uma das principais premiações da TV, Betty White foi indicada 22 vezes em diferentes categorias e venceu em 6 oportunidades.

Ela também recebeu um Grammy em 2012 pelo livro “Se você me perguntar (e é claro que não vai)”.