Mostra inédita homenageará companhia teatral do Amazonas

A partir dessa sexta-feira (7), o Cine Teatro Guarany receberá a Mostra de Cine Teatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. O evento seguem nos dias 14 e 21 de dezembro, e contará com sessões de vídeos das grandes peças de teatro realizadas pela Companhia, sempre a partir das 18h30. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Na abertura da mostra, será exibida a trama policial “Boca de Ouro”, obra escrita por Nelson Rodrigues. Nela é contada a história de um menino parido em um reservado de gafieira e que teve como primeiro berço, uma pia de banheiro onde a mãe o deixou, sob a torneira aberta, num batismo cruel e pagão. O menino cresce e se torna um bicheiro temido e respeitado – uma figura quase mitológica na comunidade onde vive.

Já na próxima sexta (14), o público poderá conhecer mais sobre a vida pessoal e artística da atriz Cacilda Becker (1921-1969), em “Cacilda!”, do diretor paulista José Celso Martinez. Nesta obra ele idealiza um espetáculo que é a própria história do teatro brasileiro, pelo ângulo dionisíaco e delirante do encenador.

A websérie “Bacantes”, criação de Eurípedes, do Teatro Oficina e de José Celso, encerrará a mostra no dia 21. É um musical filmado entre 2016 e 2017 e dividido em seis episódios, misturando várias apresentações da temporada. O espetáculo retoma o ritual de origem do teatro em 25 cantos e mostra a volta do Dionísio, Deus do vinho e do prazer, à sua cidade natal e seu conflito com Penteu, governante repressor de Tebas.

Serviço

O quê: Mostra de Cine Teatro Zé Celso – Homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina Uzyna Uzona.
Quando: Sextas (7), (14) e (21), a partir das 18h30.
Onde: Av. Sete de Setembro, nº 1546 – Centro.
Classificação: Maiores de 18 anos.
Acesso: Gratuito.