Mova-se Festival de Dança abre edital para programação artística

O X Mova-se Festival de Dança abriu, nesta quarta-feira (12) o edital de chamamento direcionado a grupos ou artistas locais, nacionais e internacionais interessados em enviar propostas de espetáculos de palcos para compor a programação do evento. O evento será realizado dia 19 a 22 de setembro de 2019.

O Festival também abre espaço para espetáculos de rua nas várias vertentes da dança, do clássico ao contemporâneo, trabalhos de teatro e performance que explorem a fronteira entre linguagens a partir das intervenções urbanas, que compreende os flashmobs, instalações em dança, grupos de danças urbanas, entre outros.

Os interessados em participar da seleção poderão inscrever suas propostas online, via Correios ou, ainda, de forma presencial. Para efetuar a inscrição via Internet, basta acessar o site do Casarão de Ideias para obter a ficha de inscrição e conferir os documentos necessários para realizar o cadastro. Os materiais e documentos para efetuar a inscrição deverão ser enviadas para o e-mail festivalmovaseam@gmail.com.

As demais inscrições devem ser entregues de forma presencial ou enviadas via postal para a sede do Casarão de Ideias, localizada na rua Barroso, 279, Centro, CEP 69010-050, Manaus/AM. Para as inscrições pelos Correios, o prazo se encerra antes, no dia 19 de junho.

As inscrições estão abertas desde o último dia 10 e seguem até 28 de junho, para três categorias: Espetáculos, Mostra Universitária e Intervenções Urbanas. Os selecionados nesta última modalidade irão compor a programação do “Mova-se na Rua”.

Seletiva

Os espetáculos inscritos serão escolhidos pela Comissão de Seleção do festival, que é formada pelo diretor, de acordo com critérios de avaliação que incluem qualidade técnica e artística, criatividade e originalidade. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 17 de julho, no site do Casarão de Ideias.

O festival deverá abrigar ainda atividades formativas e acadêmicas, exposições, encontros setoriais, cursos, seminários e oficinas. “Todos os anos fazemos várias adaptações para melhorar ainda mais o Festival. O Mova-se está sempre em movimento”, declara.

Categorias

Para a classificação na categoria Espetáculos, o Mova-se aceita inscrições individuais e em grupo, para trabalhos nos formatos solo, duos, trios e coletivos, em suas diferentes linguagens de dança e adequados para espaços a serem indicados pelo Casarão de Idéias.

Já na categoria Intervenções Urbanas, as propostas devem discutir a temática, partindo da observação das poéticas críticas da arte corporal, passando pela ocupação dos espaços urbanos, em qualquer formato – solos, duos, trios, quartetos, grupos, coletivos, cias e outros.

Nesta etapa, a “Batalha de B-Boys” terá um edital exclusivo. As apresentações da modalidade deverão acontecer num palco estilo arena, que será lançado em breve.

Com informações da assessoria de imprensa