MP recomenda que agências e caixas lotéricas em Fonte Boa adotem novos horários de atendimento

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) expediu recomendação às agências bancárias e casas lotéricas dos município de Fonte Boa (a 677 km de Manaus) para que elas definam novos horários de atendimentos a população. O objetivo é evitar aglomerações e diminuir o risco de contágios por Covid-19. O documento foi publicado no Diário Oficial do MP-AM, nessa terça-feira (5). (Veja documento no final da matéria).

Na recomendação, órgão pede que as instituições financeiras adotem o atendimento pelo período mínimo das 10h às 14h, com atendimento exclusivo às pessoas pertencentes ao grupo de risco no horário de 9h às 10h, garantindo atendimento prioritário aos idosos.

O MP pede, ainda, que os clientes permaneçam distantes de usuários que pertençam ao grupo de risco, e que as agências adotem o sistema de escalonamento de entrada, permitindo entrar nas agências bancárias/casas lotéricas apenas grupos de 5 em 5 ou de 10 em 10 pessoas, dependendo do tamanho de cada unidade.

O documento recomenda, também, que seja dada prioridade aos atendimentos relativos aos programas sociais e serviços bancários destinados a reduzir as consequências econômicas pela pandemia do Covid-19. Além de solicitar que funcionários do grupo de risco sejam afastados.

Por fim, o MP recomendou o aumento de 2h no atendimento em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais ou federais, bem como em dias de recebimento de auxílios diversos relacionados ao Covid-19.

A Prefeitura de Fonte Boa, também recebeu recomendações para disponibilizar guardas municipais para atuarem nas imediações das agências bancárias e casas lotéricas, com o objetivo de prevenir e orientar a população.

Confira o documento