Musa inaugura exposição sobre animais pré-históricos a partir deste sábado (3)

Uma exposição sobre a Amazônia antiga, será inaugurada neste sábado (3), no Museu da Amazônia (Musa), localizado na Avenida Margarita, 6305, no bairro Jorge Teixeira. A exposição “Passado presente: dinos e sauros da Amazônia” abrange relatos históricos de milhões de anos, apresentando animais pré-históricos.

A exposição será aberta à visitação do público a partir de 9h e será necessário agendamento pelo e-mail [email protected]

Um dos astros da exposição é o Amazonsaurus maranhensis, uma espécie de saurópode, um dos dinossauros conhecidos por ter pescoço bem comprido. Ele é o animal mais antigo da exposição, viveu por aqui há pelo menos 110 milhões de anos.

Outra estrela da exposição, é o maior crocodilo do mundo,  Purussaurus brasiliensis. Sua existência teve cerca de 10 milhões de anos, com 12 metros de tamanho. De acordo com cientistas, este crocodilo tinha mordidas mais fortes que o próprio Tiranossauro rex.

O intuito da exposição é levar a história da Amazônia antiga ao conhecimento de vários visitantes. O diretor do Musa, Ennio Candotti, informou que a o subsolo onde se localiza a Amazônia, têm a aproximadamente dois bilhões de anos.

Por meio de pesquisas, o Musa vem criando uma verdadeira coleção paleontológica, de interesse científico, com intuito de expor conhecimento para a população sobre tempos passados. Depois de milhões de anos é difícil encontrar um esqueleto completo. E para conseguir terminar toda a estrutura, a ciência se transforma em arte.