Museu Casa Eduardo Ribeiro comemora 6º aniversário com programação especial

museu casa eduardo ribeiro

Desde 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, resgata a memória de um dos homens mais importantes do Estado do Amazonas: o ex-governador Eduardo Ribeiro. E nesta sexta-feira (18), o Museu completa seis anos de atividade, com uma programação especial preparada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a partir das 9h da manhã, com entrada gratuita.

Na visão do Secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o Museu vem cumprindo sua missão ao longo dos seis anos de existência com louvor. “Eduardo Ribeiro foi um grande homem, importantíssimo para o nosso povo. Nós estamos homenageando sua memória há seis anos com o museu que leva seu nome, e o fato de existirem pessoas que gostam de saber mais sobre sua vida, reafirma o valor cultural que ele tem, do prédio e da história abordada nas exposições permanentes, como valor constituinte da cultura do nosso estado”, ressalta.

Programação

Durante as festividades, haverá visita guiada pelos cômodos e exposições do Museu por personagens caracterizados como pessoas da transição entre os séculos XIX e XX, época em que viveu Eduardo Ribeiro, militar maranhense que fixou residência em Manaus e se tornou grande transformador do cenário amazonense.

A programação da comemoração tem como público-alvo alunos de escolas públicas e privadas, bem como os públicos de todas as idades. Haverá também uma palestra com o tema “A Influência de Eduardo Ribeiro na Cultura do Amazonas”, bem como degustação de chás e o Sarau Amazônico, coordenado pelo professor de teclado Elias Monteiro, com alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O Museu Casa Eduardo Ribeiro

O prédio, localizado na rua José Clemente, N° 322, Centro Histórico de Manaus, contém artefatos datados do final do século XIX e início do século XX, e foi adquirido por particulares após a morte de Eduardo Ribeiro. Em 1961, o Governo Federal adquiriu o prédio e, em 2002, foi cedido para o Estado, por meio de comodato, da Secretaria de Estado da Cultura.

Em seu acervo, o museu conta com utensílios típicos de uma residência particular dos anos 1890 a 1900 da cidade de Manaus, em constante exposição. O Museu Casa Eduardo Ribeiro também possui em acervo objetos de uso pessoal, equipamento de trabalho, vestuário e lazer, pertencentes, em sua maioria, ao ex-governador. 

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (http://www.cultura.am.gov.br/)