Museu da Cidade de Manaus terá aplicativo interativo para celular

Fotos: Ingrid Anne/Manauscult

Os visitantes do Museu da Cidade de Manaus a ser inaugurado no dia 24 de outubro poderão ter acesso à exposição “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura” na palma das mãos. Isso porque, além da estreia da exposição, todo o conteúdo, inclusive material inédito, estará disponível ao público em um aplicativo para smartphones e tablets.

Idealizado especialmente para o Museu da Cidade de Manaus, o aplicativo é um complemento ao museu. Nele, o visitante encontrará todo o conteúdo do espaço físico e também conteúdo interativo, como vídeos e receitas, que não estarão no museu, apenas na versão digital.

De acordo com Felipe Lavignatti, diretor da Liquid Media Lab, desenvolvedora do aplicativo, o app Museu da Cidade de Manaus, a princípio funcionará como complemento nas visitações do museu e, posteriormente, estará disponível para download no Google Play, para aparelhos com sistema Android.

“Dessa forma, qualquer pessoa em qualquer lugar poderá também acessar o conteúdo do museu. O app foi idealizado exclusivamente para estudantes interessados pela cultura de Manaus e aos visitantes do museu. Por enquanto, o app só estará disponível nos tablets presentes no museu. Em breve, lançaremos na loja de aplicativos de Android, o Google Play. Aí, é só buscar pelo nome Museu da Cidade de Manaus e baixar”, comentou Lavignatti.

O aplicativo é um complemento também para os visitantes com deficiência auditiva, visual e para estrangeiros. Todo o conteúdo presente ali terá áudio, legendas e versão em inglês. Um dos espaços interativos, por exemplo, será a Sala dos Prefeitos que contarão com um QRCode em cada quadro, que direcionará, nos tablets recebidos pelo público na entrada a da visitação, para a história de cada um deles e sua contribuição na gestão do município. A proposta para criação do app surgiu do curador da exposição, o diretor artístico Marcello Dantas, da Magnetoscópio.

“Esse app foi desenvolvido especialmente para o museu, utilizando tecnologia de reconhecimento de imagem de ponta para interação com o ambiente. Na estreia do museu, já estaremos funcionando com a versão dos tablets do espaço. Nas próximas semanas, subiremos na loja do Google”, explicou o diretor.

Inauguração

O Museu da Cidade de Manaus, primeiro museu de identidade e tecnológico da cidade, será aberto ao público no dia 24 de outubro, data em que a cidade celebra 349 anos. Em fase de execução, o projeto transportará o histórico Paço da Liberdade, Centro, para a era tecnológica.