Músicos representam o Amazonas em estreia internacional nesta semana

Projeto instrumental composto por músicos amazonenses, o Manacanto estreia internacionalmente com apresentações na Suíça e na Áustria. O projeto conta com um repertório de músicas autorais, regionais do Amazonas e da Suíça, além de releituras de clássicos do jazz, blues, bossa nova e outros gêneros.

Idealizado pelo pianista e jornalista suíço Wolfgang Böhler, em 2017, o projeto foi apresentado inicialmente à Diretora da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rosemara Staub, que recomendou o acadêmico e saxofonista Elizeu Costa e, juntos, eles desenvolveram o trabalho. Mais tarde, juntaram-se à dupla o violonista e contrabaixista Mauro Limae o percussionista Stivisson Menezes.

O quarteto vem ensaiando desde 2017, pois, além da apresentação de um repertório vasto, eles também serão a banda base para os corais masculinos, muito característicos na Suíça. Os músicos amazonenses embarcaram para a Europa no início de outubro e vêm se preparando em Solothurn (região interiorana da Suíça) desde então.

A proposta do projeto é estabelecer uma conexão intercultural das músicas folclóricas do Norte do Brasil com as músicas folclóricas da Suíça, proporcionando uma troca de experiências através das influências musicais de cada cultura. Também se espera que o projeto desperte o interesse da juventude suíça para dar continuidade aos tradicionais corais.

Durante a expedição, os estudantes terão a oportunidade que conhecer a escola de música de Zurique. Em Krems (Áustria), os músicos participarão do Congresso da Floresta e conhecerão o Instituto de Musicoterapia (IMC Krems), presidido pelo austríaco Gerhard Tucek, que esteve em agosto numa palestra sobre o tema na 28ª ANPPOM, evento organizado pela Ufam.

O retorno dos músicos está programado para novembro de 2018.

Serviço

O quê: Projeto “Manacanto”.

Quando: 25, 27 e 28/10 e 3 e 4/10.

Onde: Suíça (Solothurn e Berna) e Áustria (Krems).

Informações: Site oficial

Com informações de assessoria